Outros Negócios

Visite também

Busca Avançada

Técnico

Educação

PEDAGOGIA DOS PROJETOS - UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR RUMO AO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Autor
NILBO RIBEIRO NOGUEIRA

7ª Edição (2009)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
200 páginas
ISBN: 9788571947856 R$ 92,00 Comprar

Com base no livro Múltiplas Inteligências, pretende romper e evitar a visão simplista e reducionista com que os projetos têm sido encarados no ambiente escolar.
Para isso, leva em consideração as questões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal), os problemas de aprendizagem, a necessidade de ruptura com conceitos e posturas arraigadas, o aprendiz que necessita de estímulos nas diferentes áreas do seu espectro de competências (além da lógico-matemática e linguística), a problemática da interdisciplinaridade, a postura do professor como mediador no trabalho com projetos, novas tecnologias como ferramentas auxiliares etc., para só então, neste cenário contextualizado, apresentar a dinâmica de trabalho com projetos.

NILBO RIBEIRO NOGUEIRA
Daniel Fernandes

Jornalista formado pela FIAM e com MBA em ciências do consumo pela ESPM, Daniel Fernandes é editor do Estadão PME, projeto multiplataforma do Grupo Estado voltado para o empreendedorismo. Escutou Ramones pela primeira vez aos 12 anos.

Capítulo 1 - A Questão dos Conteúdos
Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Um olhar crítico aos conteúdos acadêmicos

Capítulo 2 - A Aprendizagem
O aprendiz que não aprende!
Rompimento da passividade
Os distúrbios de aprendizagem

Capítulo 3 - Uma Formação mais Ampla
A formação do cidadão integral
Para além da lógico-matemática e da linguística
O espectro de competências
Inteligência lógico-matemática
Inteligência linguística
Inteligência espacial
Inteligência corporal-cinestésica
Inteligência musical
Inteligência interpessoal
Inteligência intrapessoal
Inteligência naturalista
Inteligência existencial
Inteligência pictórica
Inteligência emocional
Inteligência emocional - É possível educar?
O espectro e o educador
Um exemplo: a escola-chave

Capítulo 4 - Rupturas
Rupturas, uma antipedagogia?

Capítulo 5 - Projetos
Em busca de uma práxis
Projetos - Ampliação de conceitos
Projetos temáticos, uma crítica
Projetos temáticos, mais alguns comentários
Etapas de um projeto
Sonhos, utopias, desejos e necessidades
Planejamento
Execução e realização
Depuração
Apresentação e exposição
Avaliação e críticas
Exemplificação e demonstração de alguns projetos
Projeto Manguezais - Importância de sua preservação
Qual(is) o(s) objetivo(s) deste projeto?
Como e onde foram obtidos os dados bibliográficos?
E os dados coletados em campo?
Ocorreu algum tipo de coleta de material?
A que conclusões o grupo chegou após este projeto?
Acontecimentos pós-projeto
Análise das diferentes áreas trabalhadas e sua relação
com as Múltiplas Inteligências.
Comentários e conclusão final sobre o projeto
Projeto Pipas - Um exemplo de projeto interdisciplinar
Planejamento do projeto Pipas
Sugestões de atividades a serem planejadas
Áreas das Múltiplas Inteligências envolvidas neste projeto
Comentários finais
Projeto Centro Médico - Um exemplo de projeto transdisciplinar
Estrutura do projeto
Atividades desenvolvidas pelas turmas bronze
Atividades desenvolvidas pelas turmas ouro
Exposição do projeto Centro Médico
Sugestões de atividades a serem planejadas
Considerações finais sobre o projeto Centro Médico
Conclusão dos conceitos de projetos
Propostas e comentários de alguns temas e ideias para projetos
Exemplos e sugestões

Capítulo 6 - Projetos versus Interdisciplinaridade
Algumas considerações
Os 'nós' da interdisciplinaridade
Um breve histórico conceitual da interdisciplinaridade
Uma crítica ao processo
Da multi à transdisciplinaridade
Multidisciplinaridade
Pluridisciplinaridade
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
A (pseudo) interdisciplinaridade praticada na escola
Uma atitude interdisciplinar
Os projetos interdisciplinares
A importância da equipe interdisciplinar
A dinâmica da equipe interdisciplinar
As ações da equipe interdisciplinar
O tema e/ou objeto de pesquisa (investigação)
Planejamento do projeto interdisciplinar
Acompanhamento do projeto
Avaliação do projeto
Exemplificação das ações da equipe interdisciplinar
A missão da equipe interdisciplinar

Capítulo 7 - A Questão da Avaliação
Algumas considerações
Modelos de instrumentos de avaliação individual e das equipes
O processofólio como ferramenta de avaliação

Capítulo 8 - Novas Tecnologias que Auxiliam os Projetos
A informática como ferramenta de aprendizagem voltada ao
desenvolvimento das Múltiplas Inteligências
A informática enquanto mera utilização de softwares
Novas tendências da informática educacional - Os processos de autoria
Internet - Um novo espaço para projetar
Comunicar-se pela web, uma nova forma de aprender
O e-mail e as possibilidades de aprendizagem
Projetos de pesquisa via e-mail
Projeto 'a' - Percurso do rio........
Projeto 'b' - Influência do clima nos vegetais
Eleição de tutores ou mentores via e-mail
As listas de discussão como fórum para a aprendizagem
O chat, uma forma dinâmica para a troca de experiências,
cooperação e aprendizagem
Outros mecanismos de comunicação que podem ser utilizados
pedagogicamente
ICQ
Yahoo Messenger
ComVC
Outras vantagens da comunicação virtual

Capítulo 9 - Considerações Finais sobre a Aprendizagem com Projetos
Fechamento do ciclo
A implantação da dinâmica de projetos
A postura do professor na aprendizagem com projetos
O professor (ou coordenador pedagógico) planeja o projeto
Trabalho de equipe ou trabalho de grupo?
Como última palavra

Apêndice A - Resolução dos testes

Bibliografia

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados