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GOOGLE SKETCHUP PRO 2016 - ENSINO PRÁTICO E DIDÁTICO

Autor
GLAUBER CAVASSANI

1ª Edição (2016)

Formatos Disponíveis Código do Produto  
LIVRO IMPRESSO
240 páginas
ISBN: 9788536517582

Por sua fácil compreensão e uso intuitivo de suas ferramentas, o SketchUp se tornou uma alternativa prática entre os programas de computação gráfica existentes no mercado, sendo muito utilizado nos escritórios e ateliês de arquitetura, design em geral e engenharia, e por estudantes e universitários dessas áreas.
Este livro trata da versão Pro 2016 do SketchUp para Windows, apresentando desde os recursos básicos até os mais aprimorados. Aborda as configurações iniciais e templates; as ferramentas de desenho e criação 2D e 3D; a importação de arquivos do AutoCAD; o estudo de insolação para projetos de arquitetura e interiores entre outros recursos. Apresenta, ainda, a interação do software com o Google Maps e documentação de projeto através do Layout 2016.
 

GLAUBER CAVASSANI

É desenhista de projetos arquitetônicos e docente em treinamentos de desenho e softwares de representação gráfica. Especialista e certificado em diversos softwares de computação gráfica representativos no mercado atual, desenha, projeta e promove treinamentos há 14 anos. Atualmente, trabalha em um escritório de projetos corporativos na cidade de São Paulo. Parte do seu tempo livre é usado para escrever novos livros técnicos de conhecimento e aprimoramento de alunos e profissionais de arquitetura e design, entre eles V-Ray 2.0 para SketchUp – Renderização Fotorrealista para Representações Tridimensionais; SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático e Técnicas de Maquetaria, ambos publicados pela Érica.

Capítulo 1 – Antes de Começr
1.1   A linguagem do livro
1.2   O conteúdo do livro
1.3   O que é o SketchUp
1.4   O SketchUp no mercado atual
1.5   Versões e tipos de licenças do software
1.6   O que há de novo nesta versão
 
Capítulo 2 – Primeiros Passos no SketchUp Pro 2016
2.1   Iniciar o SketchUp Pro 2016
2.2   Interface e barras de ferramentas
2.3   Navegação na área gráfica
2.4   Eixos de coordenadas espaciais
2.6   Selecionar objetos
2.7   Apagar objetos
2.8   Salvar um projeto
2.9   Painel Instructor
2.10 Exercício prático
 
Capítulo 3 – Configurações Iniciais e de Template
3.1   Unidades de medida
3.2   Auto-save no SketchUp
3.3   Templates
3.4   Salvar um template personalizado
3.5   Criar dois templates para uso posterior
 
Capítulo 4 – Ferramentas de Desenho 2D
4.1   Line
4.2   Rectangle
4.3   Circle
        Procedimento
4.4   Arc
        Procedimento
4.5   Polygon
4.6   Freehand
4.7   Exercícios práticos
 
Capítulo 5 – Ferramentas de Criação de Modelos 3D
5.1   Push/Pull
5.2   Follow Me
        Procedimento para criar cantos chanfrados
        Procedimento para criar um cone
        Procedimento para criar uma esfera
5.3   Exercícios práticos
 
Capítulo 6  – Ferramentas de Modificação e Manipulação dos Modelos
6.1   Move
6.2   Rotate
6.3   Scale
        Escalonar em proporção
        Escalonar com precisão métrica
6.4   Offset
6.5   Técnicas para copiar objetos
        Copiar utilizando a ferramenta Move + tecla <CTRL>
6.6   Técnicas para criar cópias múltiplas
        Cópias do tipo matriz
        Cópias do tipo polar
6.7   Técnicas para espelhar ou inverter um objeto
6.8   Exercícios práticos
 
Capítulo 7 – Grupos e Componentes
7.1   O que são e suas finalidades
7.2   Como criar um grupo
7.3   Como criar um componente
7.4   Editar um grupo ou componente
7.5   Painel Outliner
7.6   Salvar um componente
7.7   Painel Components e configuração da biblioteca pessoal
7.8   Desfazer um grupo ou componente
7.9   Exercícios práticos
 
Capítulo 8 – Construções de Linhas Auxiliares
8.1   Tape Measure Tool
8.2   Protractor
8.3   Exercício prático
 
Capítulo 9 – Layers: Camadas para Organização dos Níveis de um Projeto
9.1   Criação e uso de layers – painel Layers
9.2   Uso da barra Layers
9.3   Recursos Purge, Select All e Color by layer
9.4   Excluir uma ou mais layers
 
Capítulo 10 – Importação de Arquivos do AutoCAD

10.1 Sobre a localização absoluta no Model Space no AutoCAD
10.2 Importar um arquivo AutoCAD e ajustar as layers
10.3 Travar a referência AutoCAD para modelagem 3D
10.4 Modelagem 3D sobre a referência
10.5 Exercício prático
 
Capítulo 11 – Visualização do Projeto 3D
11.1 Views
11.2 Styles
11.3 Camera, Look Around e Walk
11.4 Visualização do projeto em perspectiva ou projeção paralela
        Parallel Projection
        Perspective
11.5 Exibir e ocultar elementos e objetos do projeto
 
Capítulo 12 – Texturas e Materiais
12.1 Painel Materials
12.2 Escolher, aplicar e editar o material para o acabamento
12.3 Técnicas de aplicação de materiais em diversas faces do modelo 3D
12.4 Editar um material já aplicado – recurso Position
12.5 Uso do conta-gotas – recurso Sample Paint
12.6 Criar um material com uma textura personalizada
12.7 Exercícios práticos
 
Capítulo 13 – Estilos de Apresentação em Sketch
13.1 Painel Styles
13.2 Escolher e aplicar um estilo de sketch
13.3 Editar traços e cores do estilo de sketch aplicado
 
Capítulo 14 – Estudo de Insolação para Maquete Eletrônica
14.1 Shadows
14.2 Geo-location
14.3 Solar North
14.4 Exercício prático
 
Capítulo 15 – Cenas e Exportação para Bitmap e Vídeo
15.1 Painel Scenes e criação de cenas
15.2 Exportar para bitmap
15.3 Exportar para vídeo
        Scene Transitions
        Scene Delay
15.4 Excluir uma cena criada
 
Capítulo 16 – Anotações em Geral
16.1 Adicionar textos indicativos
16.2 Adicionar textos descritivos
16.3 Formatação de textos
16.4 Dimensões ou cotas
        Painel Entity Info e ferramenta Text
        Com a ferramenta Dimension
16.5 Formatação de dimensões ou cotas
16.6 Textos 3D
 
Capítulo 17 – Cortes com a Ferramenta Section Plane
17.1 Ferramenta Section Plane
17.2 Opções de exibição e visualização dos cortes
17.3 Exercício prático
 
Capítulo 18 – Terrenos para Maquete Eletrônica com os Recursos Sandbox
18.1 From Scratch – criação de terrenos em malha
18.2 Smoove – edição de malha
18.3 From Contours – terrenos com curvas de nível
18.4 Stamp – terraplanagem
18.5 Drape – desenho sobre o terreno
 
Capítulo 19 – Match Photo: Modelagem 3D sobre Referência de Imagem
19.1 Importar a referência de imagem
19.2 Ajuste dos eixos para encaixe da perspectiva
19.3 Primeiros traços e a modelagem 3D
 
Capítulo 20 – LayOut: Introdução e Documentação de Projeto
20.1 Configurações iniciais do documento
        Auto-text
        Grid
        Paper
        References
        Units
20.2 Importar modelos 3D do SketchUp
20.3 Visualização e escala do desenho
        Procedimento
20.4 Trabalhar com mais de uma prancha
20.5 Desenhos e anotações em geral
        Line
        Arc
        Rectangle
        Circle
        Polygon
20.6 Fechamento em PDF para impressão ou plotagem
20.7 Exercício prático
 
Capítulo 21 – Técnicas e Recursos Extras e Avançados
21.1 Projetar texturas em modelos 3D complexos
21.2 Múltiplas seções de corte no modelo 3D
21.3 Importar novas bases de estilos para apresentação
21.4 Disponibilizar o seu modelo no 3D warehouse
21.5 Adicionar novos plugins e ferramentas ao SketchUp
21.6 Interação com o Google Maps
21.7 Serviço Trimble Connect
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