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ARDUINO DESCOMPLICADO - COMO ELABORAR PROJETOS DE ELETRÔNICA

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
288 páginas
ISBN: 9788536512280 R$ 137,00 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788536515700 R$ 117,00 ebook

Arduino é um projeto aberto em que todo seu código-e, diagramas elétricos e demais informações necessárias para construí-lo foram devidamente documentadas e tornadas públicas por seus criadores. Além de publicarem o projeto, também o associaram a licenças que permitem que tais informações sejam utilizadas para que alguém o replique sem custos e, também, possa modificá-lo e distribuí-lo.
Esta publicação apresenta os conceitos que envolvem esse hardware, considerado o principal marco na história do hardware livre. O Arduino cria uma ponte entre os mundos das ideias e da eletrônica e computação, possibilitando que uma ideia saia do papel e se transforme em realidade de maneira rápida e simples por meio de protótipos eletrônicos. A prototipação rápida é um convite à experimentação e à exploração do que se é possível fazer.
Este livro traz, ainda, a história da ferramenta e analisa conceitos de eletrônica básica. Orienta quanto à criação do primeiro projeto, destacando os principais componentes e o processo de montagem do circuito. Discorre sobre entradas e saídas digitais e analógicas, portal serial, displays, sensores e módulos.
Por fim, explica os motores e os servomotores, Android e documentação de projetos com Fritzing.

CLAUDIO LUIS VIEIRA OLIVEIRA

É mestre em Sistemas de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990). Apresenta ampla experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de bancos de dados, linguagens de programação Java, C++, C#, programação para a web (HTML, XML, ASP, PHP, JSP e Servlets), plataforma .NET, desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, redes de computadores, sistemas distribuídos, arquitetura orientada a serviços, agentes inteligentes, redes neurais artificiais e sistemas tutores inteligentes. É coordenador de curso e docente da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) e docente na Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista (Fatec).

HUMBERTO AUGUSTO PIOVESANA ZANETTI

É mestre em Ciências da Computação pela Faculdade de Campo Limpo Paulista, especialista
em Administração em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras
(UFLA) e graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp). Possui dez anos de experiência em Ciências da Computação, atuando com
desenvolvimento de sistemas com as linguagens de programação C, C#, Java e Python,
programação para web (HTML, XML, JSP e PHP), sistemas de banco de dados, sistemas
operacionais, sistemas de automação, robótica pedagógica, semiótica organizacional e
tecnologias educacionais. Atualmente é professor na Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa
Perrone Scavone de Itatiba e na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí.

Capítulo 1 – Arduino

1.1 O que é o Arduino?

1.2 Ambiente de desenvolvimento

1.3 Instalação

1.3.1 Instalação no Windows 7 ou 8

1.3.2 Instalação no MacOS

1.3.3 Instalação no Linux

1.4 Teste

1.5 Linguagem de programação

1.5.1 Estrutura básica e sintaxe do sketch

1.5.2 Constantes e variáveis

1.5.3 Tipo de dados

1.5.4 Operadores aritméticos, relacionais, lógicos e bit a bit

1.5.5 Funções

1.5.6 Estruturas de controle

Exercícios

 

Capítulo 2 – Eletrônica Básica

2.1 Tensão, corrente e resistência

2.2 Principais componentes

Exercícios

 

Capítulo 3 – Montagem do Primeiro Projeto

3.1 Identificação dos componentes

3.2 Montagem do circuito

3.3 Sketch

Exercícios

 

Capítulo 4 – Entradas e Saídas

4.1 Saída digital

4.2 Entrada digital

4.3 Saída PWM

4.4 Entrada analógica

Exercícios

 

Capítulo 5 – Porta Serial

5.1 Saída serial

5.2 Entrada serial

Exercícios

 

Capítulo 6 – Produzindo Som

6.1 Buzzer

6.2 Cristal piezoelétrico

Exercícios

 

Capítulo 7 – Displays

7.1 Liquid Crystal Display (LCD)

7.2 Displays de LED com sete segmentos

7.3 O circuito integrado MAX 7219 ou 7221

7.4 Matriz de LEDs

Exercícios

 

Capítulo 8 – Sensores

8.1 Light Dependent Resistor

8.2 Sensor de temperatura

8.3 Sensor de temperatura e umidade

8.4 Sensor ultrassônico

8.5 Sensor óptico reflexivo

Exercícios

 

Capítulo 9 – Módulos

9.1 Relógio em tempo real

9.2 Bluetooth

9.3 Controle remoto com infravermelho

Exercícios

 

Capítulo 10 – Motores e Servomotores

10.1 Motores de corrente contínua

10.2 Drivers e shields para motores

10.3 Servomotor

Exercícios

 

Capítulo 11 – Processing

11.1 Primeiros passos em Processing

11.2 Envio de dados do Arduino para a Processing

11.3 Envio de dados da Processing para o Arduino

11.4 Bibliotecas

Exercícios

 

Capítulo 12 – Android e Arduino

12.1 Introdução e configuração do ambiente de desenvolvimento

12.2 Estrutura básica de um aplicativo Android

12.3 Controlando um LED por um aplicativo Android

12.4 Matriz de LEDs controlada por Bluetooth

Exercícios

 

Capítulo 13 – Documentando seus Projetos com Fritzing

13.1 Download e instalação

13.2 Tutorial

Exercícios

 

Bibliografia

 

Apêndice A – Outros Modelos do Arduino

PARA TODOS OS LEITORES

Conteúdo liberado

Respostas dos exercícios
Respostas dos exercícios

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