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V-RAY 2.0 PARA SKETCHUP - RENDERIZAÇÃO FOTORREALISTA PARA REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS PARA WINDOWS

Autor
GLAUBER CAVASSANI

1ª Edição (2015)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
240 páginas
ISBN: 9788536512266 R$ 114,00 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788536515717 R$ 98,10 ebook

Não é de hoje que projetistas, arquitetos e designers almejam softwares de computador que sejam intuitivos, práticos, que supram as suas necessidades do ofício e de qualidade surpreendente para representarem os seus projetos 3D feitos em computador. O V-Ray é um software capaz de se enquadras nestas qualificações e, atualmente, é o renderizador mais utilizado no mercado por estudantes e profissionais. O livro V-Ray 2.0 para SketchUp aborda os assuntos relacionados a este programa, da representação gráfica foto realista de projetos 3D, partindo desde sua interface, indo para o estudo de insolação, ajustes de câmeras e de exposição de luz, passando cautelosamente sobre criação e aplicação de materiais e acabamentos usados na arquitetura e no design em geral, trata da inserção e ajustes de luzes em cena e suas diversas configurações e possibilidades, valorizando o projeto, além de ensinar todos os ajustes avançados de complemento do entorno do modelo e de renderização, volumetria e iluminação global (rebatimento de luz). Todos os recursos já existentes e novos desta versão, como o Render RT, Proxy e iluminação por Dome Light, são tratados aqui, na teoria e prática.

GLAUBER CAVASSANI

É desenhista de projetos arquitetônicos e docente em treinamentos de desenho e softwares de representação gráfica. Especialista e certificado em diversos softwares de computação gráfica representativos no mercado atual, desenha, projeta e promove treinamentos há 14 anos. Atualmente, trabalha em um escritório de projetos corporativos na cidade de São Paulo. Parte do seu tempo livre é usado para escrever novos livros técnicos de conhecimento e aprimoramento de alunos e profissionais de arquitetura e design, entre eles V-Ray 2.0 para SketchUp – Renderização Fotorrealista para Representações Tridimensionais; SketchUp Pro 2013 – Ensino Prático e Didático e Técnicas de Maquetaria, ambos publicados pela Érica.

Capítulo 1 – Antes de Começar

1.1 A linguagem do livro

1.2 Considerações a respeito do SketchUp

1.3 O SketchUp no mercado atual

1.4 Considerações a respeito do V-Ray

1.5 Características do V-Ray

1.6 O V-Ray no mercado atual

1.7 Links úteis

 

Capítulo 2 – Localizar Recursos do V-Ray na Interface SketchUp, Barras e Painéis

2.1 Na barra de menus

2.2 Nas barras de ferramentas

2.3 Os painéis do V-Ray

2.4 Abas divisórias de parâmetros

2.5 Barras V-Ray

Exercícios

 

Capítulo 3 – Configurações Iniciais SketchUp e V-Ray

3.1 V-Ray Plane

3.2 V-Ray Sphere

3.3 Estudos de insolação e posicionamento geográfico

3.4 Primeiro render

Exercícios

 

Capítulo 4 – Câmera e Exposição de Luz

4.1 Camera type- tipos e efeitos de lente

4.1.1 Type

4.1.2 Height

4.1.3 Auto Fit e Dist

4.1.4 Curve

4.1.5 Override FOV

4.2 Physical camera - ajustes e exposição de luz

4.2.1 Shutter Speed

4.2.2 F Number

4.2.3 Film Speed (ISO)

4.2.4 Zoom Factor

4.2.5 Distortion

4.2.6 Lens Shift

4.2.7 Vignetting

4.2.8 Outros parâmetros

4.3 Depth of field

4.4 Bokeh Effect

Exercícios

 

Capítulo 5 – Renderização

5.1 O que significa o termo renderização?

5.2 Por que renderizar uma cena?

5.3 Output - ajustes de saída

5.3.1 Output Size

5.3.2 Render Output - Save file

5.4 FrameBuffer - painel de renderização

5.5 Render region division - métodos de renderização

5.6 Image sampler (antialiasing) - qualidade da renderização

5.6.1 Type - tipos de antialiasing

5.7 Antialiasing filter

Exercícios

 

Capítulo 6 – Materiais e Acabamento V-Ray

6.1 Diferenças entre material V-Ray e material SketchUp

6.2 Como criar um material V-Ray

6.2.1 Presets para um novo material

6.3 Como renomear um material

6.4 Como excluir um material

6.5 Aplicar um material em um modelo 3D SketchUp

6.6 Color

6.7 Texturas bitmap

6.7.1 Textura por procedimento V-Ray

6.7.2 Textura por procedimento SketchUp

6.8 Reflexão, refração e transparência

6.9 Refraction layer

6.10 Reflection layer

6.11 Técnica de material projetado

6.12 Bump - imperfeições de superfícies

6.13 Displacement

6.14 Duplicar materiais

6.15 Importar materiais de uma biblioteca

6.16 Salvar um material na biblioteca

6.16.1 Save Material

6.16.2 Pack Material

6.17 Emissive layer

6.18 VRayBRDF layer

6.19 Material Two Sided

Exercícios

 

Capítulo 7 – Luzes Artificiais do V-Ray

7.1 A importância das luzes do V-Ray

7.2 Inserir uma nova luz V-Ray na cena e editá-la

7.3 Omni Light

7.4 Rectangle Light

7.5 Spot Light

7.6 Sphere Light

7.7 IES Light

7.8 Iluminação com tipos diferentes de luminárias

Exercícios

 

Capítulo 8 – Objetos Proxy

8.1 Conceito de objetos do tipo Proxy

8.2 Conversão de modelo para V-Ray Proxy

8.3 Importar um arquivo V-Ray Proxy - por cálculo Proxy

8.4 Importar um arquivo V-Ray Proxy - por componente salvo

Exercícios

 

Capítulo 9 – Iluminação Baseada em Imagem com Dome Light

9.1 Conceito de iluminação do tipo Dome Light

9.2 Ferramenta Dome Light

 Exercícios

 

Capítulo 10 – Recursos Avançados do V-Ray

10.1 Transparency Mapping

10.2 Material Angle Blend

10.3 Ambient Occlusion - Volumetria

10.4 Global Illumination - iluminação global

10.5 Override Materials

10.6 Parâmetros do Global Switches

10.7 Environment

10.7.1 GI Color

10.7.2 BG Color e imagens HDR

10.8 VFB Channels

10.9 Color Mapping

Exercícios

 

Capítulo 11 – Correções de Imagem e Renderização Interativa

11.1 Controles do FrameBuffer

11.2 Show corrections control

11.3 History render window

11.4 RT Render

11.5 Batch Render

Exercícios

 

Capítulo 12 – Técnicas específicas para maquete eletrônica

12.1 Criação de grama para cenas externas

12.2 Criação de água para piscina

12.3 Montagem de plano de fundo

12.4 Vídeo sobre passeio virtual

Exercícios

 

Bibliografia

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Material de Apoio do Professor. Livro: V-RAY 2.0 PARA SKETCHUP - RENDERIZAÇÃO FOTORREALISTA PARA REPRESENTAÇÕES TRIDIMENSIONAIS PARA WINDOWS

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