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ADOBE EDGE ANIMATE CC - ANIMAÇÃO E INTERATIVIDADE PARA A WEB

Autor
MARCOS JOSÉ PINTO

1ª Edição (2014)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
224 páginas
ISBN: 9788536508115 R$ 88,00 Comprar

Com uma linguagem clara e objetiva, este livro apresenta o Adobe Edge Animate CC, uma ferramenta de autoria de conteúdo interativo para a web, voltada para a criação de sites e jogos, baseados em código aberto, sem exigir do designer ou do desenvolvedor conhecimentos aprofundados de programação. O conteúdo criado no Edge Animate baseia-se totalmente em HTML e JavaScript, fazendo uso da biblioteca jQuery e de suas bibliotecas específicas. Por meio de exemplos, atividades práticas e exercícios resolvidos, mostra sua interface, como criar animações com efeitos em perspectiva bidimensional, adicionar áudio, desenvolver layouts adaptáveis, aplicar pré-carregadores, construir elementos gráficos e interativos e muito mais.
Possui material de apoio ao aluno em www.editorasaraiva.com.br para download.

MARCOS JOSÉ PINTO

Capítulo 1 - Sua Primeira Animação no Edge Animate
Atividade prática 1.1: um círculo saltitante
Conclusão

Capítulo 2 - A Interface do Edge Animate
2.1 Ferramentas de criação gráfica
2.2 Palco
2.3 Painel de elementos
2.4 Biblioteca
2.5 Linha do tempo
2.6 Painel de propriedades
2.7 Como personalizar sua área de trabalho
Conclusão

Capítulo 3 - Ferramentas Gráficas no Edge Animate
3.1 O palco
3.1.1 ID
3.1.2 Dimensões
3.1.3 Cor de fundo
3.1.4 Cor de fundo com dégradé
3.1.5 Largura máxima e mínima
3.1.6 Overflow
3.1.7 Ferramenta retângulo
3.1.8 Outras ferramentas do painel Stage
3.2 Painel de propriedades do elemento gráfico
3.2.1 Identificação e ações
3.2.2 Visibilidade
3.2.3 Posição e tamanho
3.2.4 Cores
3.2.5 Controles de transformação
3.2.6 Definição do formato do cursor do mouse
3.2.7 Controle de arredondamento
3.2.8 Aplicação de sombras com CSS
3.2.9 Aplicação de filtros do CSS
3.2.10 Corte
3.2.11 Detalhes de acessibilidade
3.3 Ferramenta elipse
3.4 Ferramenta retângulo arredondado
3.5 Atividades práticas
3.5.1 Crie um objeto composto
3.6 Exercício
Conclusão

Capítulo 4 - Conteúdo Gráfico Externo
4.1 Um formato para cada finalidade
4.1.1 Imagens no formato JPG: qualidade fotográfica
4.1.2 Imagens no formato GIF: imagens animadas e ilustrações simples
4.1.3 Imagens no formato PNG: transparência e animação
4.1.4 Imagens no formato SVG: ideal para grandes imagens não fotográficas
4.2 Importação de imagens externas no Edge Animate... Importação?
4.2.1 Importação de imagens no Edge Animate
4.2.2 Importação de GIFs animadas
4.2.3 Importação de arquivos SVG
4.3 Método alternativo de inclusão de imagens no projeto
4.4 Tamanho e quantidade de arquivos
Conclusão

Capítulo 5 - Animação I - Método Manual
5.1 A linha do tempo no Edge Animate
5.2 Criação de animação pelo método manual
5.2.1 Atividade prática: animação com uma imagem SVG pelo método manual
Conclusão

Capítulo 6 - Animação II - Método Automático
6.1 Atividade prática: criação de animação com os modos automáticos
Conclusão

Capítulo 7 - Animação III - Toggle Pin e Amortecimento
7.1 Ativação e desativação do pino de transição
7.2 Animação com deslocamento do pino
7.3 Animação com deslocamento da cabeça de reprodução
7.4 Criação automática de duas camadas de controle
7.5 Criação de outras camadas de controle
7.6 Animação com amortecimento
7.7 Atividade prática: truque com amortecimento e três objetos - parte I
7.8 Atividade prática: truque com amortecimento e três objetos - parte II
7.9 Exercícios propostos
Conclusão

Capítulo 8 - Texto no Edge Animate
8.1 Inserção de texto no palco
8.2 Propriedades do bloco de texto
8.3 Famílias de es seguras para a web
8.4 O que são webs
8.5 Edge Web s
8.6 Como usar as es do painel Edge Web s
8.7 Como usar as es do Google
8.8 e segura opcional
8.9 Injeção de código HTML em blocos de texto
8.10 Atividade prática: giro vertical de bloco de e
8.11 Atividade prática: letras que caem e formam uma palavra
8.12 Atividade prática: injeção de HTML
8.13 Exercício proposto
Conclusão

Capítulo 9 - Animação: Símbolos e Guias de Percurso
9.1 O que são símbolos
9.2 Onde e por que utilizar símbolos
9.3 O que pode haver no interior de um símbolo
9.4 Como criar um símbolo simples
9.5 Como criar novas instâncias do símbolo
9.6 Edição do símbolo
9.6.1 Edição direta no palco
9.6.2 Edição de forma isolada
9.6.3 Edição do palco interno do símbolo
9.6.4 Conclusão da edição do símbolo
9.7 Edição das propriedades das instâncias
9.8 Exportação de símbolos
9.9 Importação de símbolos
9.10 Atividade prática: criação e exportação de um símbolo
9.11 Atividade prática: criação de uma animação com diversos símbolos
9.12 Caminho de percurso
9.13 Atividade prática: animação com guia de percurso
9.14 Exercício proposto
Conclusão

Capítulo 10 - Animação e Interatividade: Botões
10.1 Atividade prática: um botão muito simples
10.2 Atividade prática: botão interativo com três estados
10.3 Exercícios propostos
Conclusão

Capítulo 11 - Layouts Ajustáveis ou Responsivos
11.1 Layouts ajustáveis com definição manual
11.2 Layouts ajustáveis com ajustes automáticos
11.2.1 Scale Position
11.2.2 Scale Size
11.2.3 Scale Background Image
11.2.4 Center Background Image
11.2.5 Clip Background Image
11.2.6 Static Background Image
11.3 Atividade prática: um layout responsivo com ajustes manuais
11.4 Layout responsivo com configuração global
11.4.1 Opção Center Stage
11.4.2 Opção Responsive Scaling
Conclusão

Capítulo 12 - Animação com Clipping e Sprite Sheets
12.1 O que são sprite sheets
12.2 Corte de imagens com clipping
12.3 Atividade prática: animação com sprite sheet e clipping - método manual
12.4 Aumento da taxa de quadros por segundo pelo deslocamento dos quadros-chave
12.5 Atividade prática: animação com sprite sheet e clipping - método assistido
12.6 Exercício proposto
Conclusão

Capítulo 13 - Pré-Carregamento, Templates e Navegadores Antigos
13.1 Carregamento prévio
13.1.1 Pré-carregador direto ao ponto
13.1.2 Pré-carregador 'educado'
13.2 Atividade prática: criação de um pré-carregador
13.3 Templates
13.3.1 Atividade prática: criação de um template
13.3.2 Atividade prática: importação de um template
13.4 Conteúdo do Edge Animate nos navegadores antigos
13.4.1 Evite recursos avançados
13.4.2 Conteúdo alternativo
13.4.3 Pôster com transparência
13.4.4 Atividade prática: ativação/criação de pôster e Down-Level Stage
Conclusão

Capítulo 14 - Controle de Símbolos com o Mouse e Toques
14.1 Atividade prática: ações de controle de símbolos
14.2 Atividade prática: comandos direcionados à linha do tempo de símbolos
14.3 Atividade prática: ações de controle de símbolos aninhados
14.3.1 Acesso a partir de um elemento aninhado
14.3.2 Acesso de um elemento aninhado a partir de outro elemento aninhado
14.3.3 Acesso a diversas instâncias de símbolos com um único clique
14.4 Comandos por toques ou gestos
14.4.1 Atividade prática: eventos touchstart e touchend
14.4.2 Atividade prática: eventos swipeleft e swiperight
14.5 Edge Animate JavaScript API
Conclusão

Capítulo 15 - Áudio e Vídeo
15.1 Formatos de áudio no Edge Animate
15.2 Grupos de áudio
15.3 Arquivo de áudio como som de fundo
15.4 Audio Player
15.5 Ações de áudio na linha do tempo
15.6 Transições de volume do áudio
15.6.1 Atividade prática: aplicação de fade in no áudio
15.7 Ações de áudio com eventos do mouse ou de toque
15.8 Formatos de vídeo no Edge Animate
15.9 Grupos de vídeo
15.10 Opções de publicação de conteúdo em vídeo
15.11 Ações de vídeo na linha do tempo
15.12 Inserção de vídeo em projetos do Edge Animate
15.13 Ações de vídeo com eventos do mouse ou de toque
Conclusão

Capítulo 16 - Bibliotecas Externas: Arrastar e Soltar
16.1 A biblioteca jQuery User Interface
16.2 Atividade prática: arrastar e soltar com jQuery UI
16.3 Atividade prática: função droppable() do jQuery UI
Conclusão

Capítulo 17 - Publicação para a Web
17.1 Configurações de publicação
17.2 Diretório para publicação
17.3 Hospedar bibliotecas em servidor remoto
17.4 Publicar como HTML estático
17.5 Publicação no servidor web
17.6 Pacotes de publicação do Animate
17.7 Publicação para iBooks/OS X
17.8 Todas as opções
Conclusão

Bibliografia

Apêndice A - Soluções dos Exercícios

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Atualizações
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