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METODOLOGIAS ÁGEIS - ENGENHARIA DE SOFTWARE SOB MEDIDA

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LIVRO IMPRESSO
256 páginas
ISBN: 9788536503981 R$ 113,00 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788536509792 R$ 96,75 ebook

Tendo em vista o crescente interesse pelo uso das metodologias ágeis, esta obra apresenta, de maneira comparativa e completa, as características, aplicações e exemplos de seus principais paradigmas, tais como Iconix, SCRUM, XP, FDD, DSDM, ASD e família de metodologias Crystal. Contempla também um capítulo sobre uma nova proposta de metodologia ágil, desenvolvida para ser utilizada em projetos acadêmicos. Destinada a estudantes e pesquisadores da área de computação e de gestão de projetos, mostra-se alinhada com as novas tendências mundiais, necessárias para atender aos requisitos da atual realidade de mercado de projetos de software.

JOSÉ HENRIQUE TEIXEIRA DE CARVALHO SBROCCO
PAULO CESAR DE MACEDO

Capítulo 1 - Introdução
1.1 Considerações iniciais
1.2 Público-alvo
1.3 Necessidades das organizações
1.4 Processos
1.5 Exercícios

Capítulo 2 - Fundamentos sobre Gestão de Projetos
2.1 Projetos: por que me preocupar com isso?
2.2 Processos X projetos
2.3 Gerenciamento de projetos
2.4 Exercícios

Capítulo 3 - Engenharia de Software: Conceitos Básicos
3.1 Considerações iniciais
3.2 Características dos sistemas de informação
3.3 A importância do escopo
3.4 Requisitos
3.5 Análise
3.6 Abstração e representação
3.7 Métodos
3.8 Ferramentas
3.9 Exercícios

Capítulo 4 - Metodologias de Desenvolvimento Tradicionais
4.1 Modelo sequencial linear
4.2 Modelo de prototipagem
4.3 Modelo clássico
4.4 Desenvolvimento incremental
4.5 Desenvolvimento em espiral
4.6 IBM Rational Unified Process
4.7 PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
4.8 SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge)
4.9 A abordagem RAD (Rapid Application Development)
4.10 Paradigmas de desenvolvimento de software
4.11 Exercícios

Capítulo 5 - Introdução às Metodologias Ágeis
5.1 Histórico
5.2 Manifesto ágil
5.3 Principais motivações
5.4 Exercícios

Capítulo 6 - Feature Driven Development (FDD)
6.1 Origens e características básicas
6.2 Práticas da FDD
6.3 Utilização da metodologia FDD para um projeto de software
6.4 Casos de sucesso
6.5 Exercícios

Capítulo 7 - Dynamic Systems Development Methodology (DSDM)
7.1 Origens e características básicas
7.2 Restrições e experiências
7.3 Fases da DSDM
7.4 Utilização da metodologia DSDM em um projeto de software
7.5 Exercícios

Capítulo 8 - Adaptative Software Development (ASD)
8.1 Origens e características básicas
8.2 Ciclo de vida ASD
8.3 Como começar a desenvolver um projeto de software utilizando ASD
8.4 Exercícios

Capítulo 9 - Família Crystal de Cockburn
9.1 Origens e características básicas
9.2 Princípios e filosofia da Crystal
9.3 Ciclo de vida
9.4 Utilização da metodologia Crystal Clear em um projeto de software
9.5 Exercícios

Capítulo 10 - Extreme Programming (XP)
10.1 Considerações iniciais
10.2 Valores da eXtreme Programming
10.3 Práticas da XP
10.4 Equipe XP
10.5 Utilização da metodologia Extreme Programming
10.6 Casos de Sucesso
10.7 Exercícios

Capítulo 11 - SCRUM
11.1 Um pouco de história
11.2 Características do SCRUM
11.3 Ciclo de desenvolvimento
11.4 Sprints
11.5 Papéis
11.6 Cerimônias
11.7 Artefatos
11.8 Exercícios

Capítulo 12 - Iconix Process
12.1 Considerações iniciais
12.2 Características
12.3 Fases do Iconix
12.4 Exemplo de utilização
12.5 Casos de Sucesso
12.6 Exercícios

Capíulo 13 - Metodologias Tradicionais x Ágeis
13.1 Introdução
13.2 Diferenças entre o tradicional e o ágil
13.3 Estudo comparativo
13.4 Testes de software X metodologias ágeis
13.5 Qualidade de software: é possível mantê-la usando uma metodologia ágil?
13.6 Exercícios

Capítulo 14 - Escolha da Metodologia Considerando as Características do Projeto
14.1 Aspectos motivacionais
14.2 Características do projeto
14.3 Aplicabilidade das metodologias ágeis
14.4 Métodos de escolha
14.5 Exercícios

Capítulo 15 - Academic Project Support Office (APSO)
15.1 Introdução
15.2 A pesquisa em instituições de ensino
15.3 O projeto na instituição de ensino
15.4 Escritório de projetos: por quê?
15.5 Academic Project Support Office
15.6 Escritório de projetos X inovação tecnológica
15.7 Considerações finais

Capítulo 16 - Considerações Complementares sobre Gestão de Projetos
16.1 Planejamento de negócios X implementação de projetos
16.2 Desenho organizacional dos projetos
16.3 Fatores de sucesso e fracasso
16.4 Liderança de projetos
16.5 Capacitação dos envolvidos
16.6 Exercícios

Capítulo 17 - Outras Metodologias Ágeis e Considerações Finais
17.1 Metodologias ágeis não abordadas neste livro
17.2 Considerações finais

Bibliografia

Índice remissivo

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