Outros Negócios

Visite também

Busca Avançada

Técnico

Educação

PEDAGOGIA DOS PROJETOS - ETAPAS, PAPÉIS E ATORES

Autor
NILBO RIBEIRO NOGUEIRA

4ª Edição (2009)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
104 páginas
ISBN: 9788536500782 R$ 50,00 Comprar

Com uma linguagem prática e objetiva, essa publicação aborda a Pedagogia dos Projetos como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral.
Enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação.
Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, apresenta as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos.
Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis.

NILBO RIBEIRO NOGUEIRA
Daniel Fernandes

Jornalista formado pela FIAM e com MBA em ciências do consumo pela ESPM, Daniel Fernandes é editor do Estadão PME, projeto multiplataforma do Grupo Estado voltado para o empreendedorismo. Escutou Ramones pela primeira vez aos 12 anos.

Capítulo 1 - Cenário e Possibilidades
1.1. Quem é o sujeito integral que queremos formar?
1.2. Um trabalho de forma procedimental - Uma possível saída?

Capítulo 2 - Projetos - Do Significado às Vantagens

2.1. Significado e conceitos
2.1.1. Projetos temáticos ou de trabalho - Uma prática educativa
2.1.2. Projetos e intenções
2.1.3. Projetos de trabalho a serviço do Projeto Político Pedagógico
2.1.4. Projetos e a possibilidade de um trabalho procedimental
2.1.5. Projetos e a concepção do conhecimento como rede de significados
2.1.6. Projetos e o espectro de competências
2.1.7. Projetos - Vantagens e conclusão

Capítulo 3 - Diferentes Atores e Diferentes Papéis
3.1. O contexto - Construindo e analisando o cenário
3.2. O início - O tema do projeto
3.3. Diferentes atores - O papel do professor
3.3.1. O planejamento operacional e estratégico do projeto
3.3.2. O acompanhamento do projeto
3.3.3. Fechamento, ajustes finais e complementações
3.3.4. Avaliação do projeto
3.3.5. Registro do projeto
3.3.6. Considerações finais sobre o ator: Professor
3.4. Diferentes atores - O papel do aluno
3.4.1. Planejamento
3.4.2. Execução
3.4.3. Depuração
3.4.4. Apresentação e exposição
3.4.5. Avaliação e críticas
3.4.6. Registro dos alunos
3.5. Atores e papéis diferentes - A complementaridade no projeto
3.6. A postura do professor na aprendizagem com projetos

Referências Bibliográficas

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados