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Comunicação Pública

Autor
Mariângela Furlan Haswani

1ª Edição (2013)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
200 páginas
ISBN: 9788502197503 R$ 54,00 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502199767 R$ 33,90 ebook

Para o leitor que busca compreender o fenômeno da comunicação pública brasileira com a certeza de estar lidando com uma abordagem não só específica, mas especializada do assunto, Comunicação pública: bases e abrangência, representa o resultado de uma extensa pesquisa que buscou reunir os conhecimentos mais diversos da área segundo estudiosos de diversas partes do mundo, de tal forma que essas soluções, dados e leituras pudessem ser aplicados ao Brasil. Apoiando-se em questões relacionadas à Sociologia, às Ciências Políticas e ao Direito, as páginas deste livro guardam conceitos importantes como o funcionamento das esferas pública e privada e de sistemas governamentais. A linguagem da autora é acessível e reserva a todas essas passagens um caráter didático e esclarecedor.
A obra apresentada pode ser lida tanto por leitores que buscam rigor acadêmico e aprofundamento como por estudiosos que procuram simplesmente ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados a comunicação pública, políticas de organização governamental e à própria noção do exercício de cidadania, seja por parte de órgãos públicos, seja por parte dos cidadãos.

Mariângela Furlan Haswani

É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM_USP), mestre e jornalista pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1
 Capítulo 1
Muitas faces do público . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
1.1 Público/privado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
1.2 Espaço público e esfera pública . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
1.3 Interesse público . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
 Capítulo 2
Estado: o público por excelência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 31
2.1 Estado de Direito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
2.2 Democracia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
2.3 Direitos e constitucionalismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
 Capítulo 3
A publicidade estatal e a publicidade comercial . . . . . . . . . . . . . 59
3.1 Opinião pública . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62
3.2 Propaganda e publicidade comercial . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
3.3 Transparência e accountability . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 70
 Capítulo 4
Comunicação: conceitos e aplicações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
4.1 Do dado ao compartilhamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
4.2 Breve panorama de teorias e classificações . . . . . . . . . . . . . . . . . 87
4.3 A comunicação organizacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94
4.4 Um apanhado sobre comunicação pública . . . . . . . . . . . . . . . . . 100
 Capítulo 5
Conceitos e classificações da comunicação pública . . . . . . . . . . . . . . 117
5.1 A comunicação da instituição pública . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
5.2 Comunicação normativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134
5.3 A comunicação para promoção da imagem . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
5.4 A comunicação política . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140
5.5 Comunicação social . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
5.5.1 A comunicação social fraterna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 143
5.6 A comunicação de serviço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 145
5.7 A comunicação de responsabilidade social . . . . . . . . . . . . . . . . . 147
5.8 A comunicação das instituições quase públicas . . . . . . . . . . . . . 151
 Capítulo 6
Outras dimensões da comunicação pública . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 155
6.1 O edifício de Rolando . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158
6.2 A comunicação pública e o novo welfare . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
6.3 Caminhos de um modelo sul-americano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164
Considerações finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169
Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175

PARA OS PROFESSORES CADASTRADOS
Slides
Capítulo 01
Capítulo 02
Capítulo 03
Capítulo 04
Capítulo 05
Capítulo 06

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