Outros Negócios

Visite também

Busca Avançada

Negócios

Gestão e Liderança

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Autor
LUIS AUGUSTO LOBÃO MENDES

1ª Edição (2012)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
360 páginas
ISBN: 9788502177628 R$ 55,90 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502177642 R$ 37,90 ebook


“Este importante livro aborda de forma muito didática e com grande propriedade a importância do crescimento empresarial para o sucesso de longo prazo das empresas, deixando clara a necessidade da manutenção do foco no cliente durante todo o ciclo contínuo de expansão. Ao mesmo tempo, o professor Lobão aborda de forma clara a importância da integração do conceito de sustentabilidade ao crescimento, onde os interesses financeiros das empresas coincidem com os interesses sociais e ambientais. A leitura desta obra deixa conceitos e ferramental importante para a moderna gestão empresarial.”
Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil

“O leitor tem em suas mãos uma publicação que traz o mérito de instigá-lo a pensar no crescimento dos negócios. Este livro, que resgata princípios básicos de crescimento e sustentabilidade, veio na hora certa para CEOs e gestores que buscam a longevidade de suas organizações.”
Sonia Regina Hess de Souza, presidente da Dudalina S/A

“Crescimento sustentado e sustentável que gere valor para todos os stakeholders não é uma opção, mas uma demanda da sociedade e do mundo dos negócios. Os principais líderes das organizações são os responsáveis por conduzir este processo dinâmico. Ter o foco “do cliente”, observar os sinais do mercado, definir bem a atividade principal (core), analisar as oportunidades “adjacentes”, são, dentre outros, alguns ensinamentos e reflexões importantes deste livro, que contribuirão para impulsionar o crescimento da sua empresa.”
Luis Alexandre Garcia, presidente do Grupo Algar

“O livro é pertinente ao contexto brasileiro em que muitas empresas enfrentam o dilema ‘crescer ou morrer’. Nesta obra, o autor traz o melhor da prática acadêmica aliada à experiência profissional, abordando um modelo de crescimento com base em uma proposta sustentável no ambiente da alta competitividade. Voltado para a prática empresarial, o livro apresenta ferramentas para gestores avaliarem e direcionarem suas competências e estratégias para o crescimento.”
Janete Vaz, presidente do Laboratório Sabin

LUIS AUGUSTO LOBÃO MENDES

É mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Engenharia de Produção e especialista em Gestão pela Qualidade. Como engenheiro mecânico atuou durante 12 anos no setor siderúrgico, principalmente em atividades relacionadas ao desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos dez anos, vem atuando como professor e palestrante internacional nos temas Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Organizacional pela Fundação Dom Cabral (FDC), eleita como a quinta melhor escola de negócios do mundo pelo Financial Times em 2011 e a primeira no ranking da América Economia para América Latina em 2010.

Introdução, 15

1 Uma estratégia rentável de crescimento,  21
O que é estratégia, 26
O processo da estratégia, 28
PEC – Projeto Estratégico de Crescimento, 31
O começo do projeto de crescimento: você conhece as suas próprias competências?, 41
As leis da natureza também se aplicam aos negócios: nascer, crescer e morrer, 44
Estratégia competitiva versus estratégia de crescimento, 68
O conselho de administração e a estratégia, 72

2 O crescimento sustentado e sustentável, 79
A fórmula do crescimento, 85
Metodologia para o crescimento sustentado e sustentável, 85
Ecossistema de negócios: da confrontação à cooperação, 89
Os eixos do crescimento sustentado e sustentável, 97
Como avaliar o sustentável do crescimento (financeiro), 107

3 A mandala do crescimento (movimentos estratégicos), 147
Incremento de volume em mercados existentes, 149
Criação de novos produtos ou serviços, 172
Ocupação de espaços vazios com um novo negócio fundado em uma habilidade superior, 192
Crescimento inorgânico, 208

4 Negócios sustentáveis, 227
Sustentabilidade empresarial: desenvolvimento sustentável aplicado às empresas, 236
Crescimento na base da pirâmide, 237
Redução dos riscos do negócio, 239
A sustentabilidade como negócio, 245

5 Como descrever e melhorar seu modelo de negócios para competir melhor, 271
As partes fundamentais de um modelo de negócios, 277
Como descrever um modelo de negócios passo a passo, 279

6 Ferramental para o PEC, 293
Ferramenta 1: definição do core da empresa, 295
Ferramenta 2: análise dos horizontes estratégicos, 299
Ferramenta 3: matriz de apostas estratégicas, 308
Ferramenta 4: mapeamento de oportunidades adjacentes e estabelecer prioridades, 313
Ferramenta 5: classificação das iniciativas quanto à distância do core, 315
Ferramenta 6: avaliação e aperfeiçoamento do seu modelo de negócios, 328
Ferramenta 7: diálogo com stakeholders, 335
Ferramenta 8: descrição de uma estratégia de crescimento, estabelecendo horizontes, aptidões e recursos necessários, 341

Mensagem final, 345

Referências, 347

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados