Visite também

Busca Avançada

Didáticos

Ensino Fundamental II

JORNADAS .MAT - 8º ANO - MATEMÁTICA

Autor
FAUSTO ARNAUD SAMPAIO

1ª Edição (2013)

  • Livro recomendado para Ensino Fundamental / 6º - 9º Ano
Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
288 páginas
ISBN: 9788502176034 R$ 129,00 Comprar


JORNADAS


Uma proposta didática completa para o Ensino Fundamental II, que combina o impresso e o digital.


Concebida para trabalhar o domínio dos conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades.


 


PROPOSTA DIDÁTICA


. Desenvolver saberes, competências, valores e práticas.


. Estimular a capacidade de pensar, refletir, compreender e agir.


. Promover a contextualização efetiva de conhecimentos.


. Contemplar atividades integradoras de iniciação científica e artístico-cultural.


. Trabalhar situações-problema como incentivo à pesquisa,


às curiosidades e ao potencial criativo.


. Valorizar a leitura como base de todas as áreas do saber.


. Oferecer atividades que envolvam novas tecnologias


de comunicação e novas mídias.


. Avalizar a aprendizagem como processo de reconhecimento de saberes,


competências e habilidades.


 


RECURSOS


. Livro Interativo Digital Saraiva


O LIDi é uma ferramenta digital exclusiva que a Saraiva oferece a alunos e professores.


Possibilita um nível de interatividade inédito no uso do livro didático, associando o livro completo em formato digital a variados recursos pedagógicos.


 .E-book


Alunos e professores terão acesso à versão de JORNADAS para tablet, com todas as vantagens que isso traz, como: portabilidade, navegação não linear, marcações de leitura.


 


Estrutura da obra


Todos os volumes são divididos em 8 unidades, cada uma delas organizada nas seções a seguir descritas.


 


Abertura de unidade


As propostas da abertura instigam o interesse do aluno pelo tema a ser estudado, estabelecendo relações entre o assunto da unidade e o cotidiano. As questões do Trocando ideias discutem, sempre que possível, temas transversais e incentivam a pesquisa e o desenvolvimento de atitudes positivas com relação ao conhecimento. Permitem, ainda, que o professor levante os conhecimentos prévios relacionados ao tema.


A seção Nesta unidade, você vai conhecer... apresenta os principais conteúdos que serão trabalhados e desenvolvidos na unidade.


 


texto PRINCIPAL


O início de cada conteúdo é claramente identificado. Os assuntos são desenvolvidos com a profundidade adequada a cada ano e retomados e aprofundados em anos posteriores.


 


enigma


Cada unidade traz um enigma relacionado ao tema abordado, com pistas ao longo do conteúdo que levam à sua solução.


 


como funciona


Nesta seção são apresentadas situações-problema e exercícios resolvidos que aplicam os conceitos vistos na unidade.


 


Saiba mais


Os textos desta seção ampliam ou detalham os temas tratados, incentivando a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento.


 


Infográfico


Em alguns momentos da coleção, emprega-se a linguagem do infográfico para apresentar temas, explorando as possibilidades desse recurso, como a rápida localização de informações.


 


Teia do saber


Seção com exercícios e problemas que permitem o resgate, a organização e a ampliação dos conteúdos trabalhados e o desenvolvimento de diferentes habilidades, entre elas a de observar, organizar dados e informações, estabelecer comparações e argumentar.


 


ATIVANDO HABILIDADES


Essa seção, presente em todas as unidades, traz situações desafiadoras retiradas de provas oficiais e de Olimpíadas de Matemática.


                                                                                                  


Encerrando a Unidade


A seção convida o aluno a uma reflexão sobre o entendimento do conteúdo trabalhado, sobre a aquisição de novos conhecimentos e a necessidade de rever temas importantes antes de prosseguir com seu estudo.


 


Experimente fazer


As atividades práticas dessa seção, que empregam diferentes recursos, como maquetes, construções geométricas e jogos, permitem que o aluno aplique os conhecimentos adquiridos.


Conhecimento interligado


Com o uso de diferentes linguagens, essa seção explora a relação da Matemática com outras áreas, como História, Ciências e Tecnologia.


 


Em ação


Atividades de reflexão sobre temas relacionados à ética e à cidadania, envolvendo propostas de intervenção solidária na realidade local e/ou em âmbito mais amplo.


 


Não deixe de ACESSAR / LER / ASSISTIR


Sugestões de vídeos, sites e leituras relacionadas aos assuntos tratados, acompanhadas de resenhas informativas.


 


RESPOSTAS


Ao final de cada volume, um apêndice com as respostas dos exercícios das seções Teia do saber.


 


Pontos fortes


·      A escolha dos contextos é criteriosa e envolve temas do cotidiano, da arte e da tecnologia, promovendo conexões com outras disciplinas e estimulando a interação social.


·      A coleção traz novidades, sem, no entanto, alterar a sequência didática com que o professor está acostumado. Não há estabelecimento precoce de regras ou excessos nos campos das operações ou da álgebra.


·      Assuntos-chave, como a proporcionalidade e a geometria do triângulo retângulo, receberam tratamento inovador.


·      Seções que estimulam o trabalho prático, intercaladas com o conteúdo, incentivam a observação de regularidades, por meio de recortes e dobraduras, calculadoras e participação em jogos.


·      Aa atividades propostas e as resolvidas, selecionadas com o objetivo de favorecer a reflexão sobre o conteúdo em estudo, permitem a ampliação do conhecimento, o estabelecimento de conexões entre diferentes áreas da Matemática e entre a Matemática e outros ramos da ciência, a investigação de propriedades e a observação de padrões que sugerem resultados matemáticos novos.


·      Destaque para as atividades em que são enfatizados o uso da calculadora, o cálculo mental e a produção textual.


 


OUTROS DESTAQUES


  • Revisão de conteúdos na última seção Teia do Saber de todas as unidades, nos quatro volumes.
  • Todas as unidades oferecem textos de fácil leitura, que convidam o aluno a ver a Matemática em todas as áreas do conhecimento.
  • As imagens e outros elementos gráficos articulam-se harmoniosamente com o conteúdo, complementando-o.

 


 


FAUSTO ARNAUD SAMPAIO

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-SP Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP Professor da rede particular de ensino

sumário

1          Números reais

1. Retomando os conjuntos numéricos, 14

O conjunto dos números naturais (N), 14

O conjunto dos números inteiros (Z), 15

O conjunto dos números racionais (Q), 16

Teia do saber, 18

Números na forma decimal e na forma fracionária, 21

Obtenção da fração geratriz de uma dízima periódica, 23

Teia do saber, 24

Números racionais, 25

Ativando habilidades, 27

2. A descoberta de novos números, 28

Investigando o número 2, 29

3. Números reais, 30

Números reais e operações, 31

Potenciação de base real e expoente inteiro, 31

Teia do saber, 34

Experimente fazer – Traçado de segmento com medida irracional, 36

Propriedades da potenciação, 37

Raiz quadrada, 38

Raiz quadrada de um número natural por fatoração, 40

Teia do saber, 41

Saiba mais –  Notação científica, 43

Teia do saber, 44

Em ação — Método babilônico de cálculo da raiz quadrada, 48

 

2          Ângulos e retas

1. Retomando ângulos, 52

Medida de um ângulo, 53

Classificação de ângulos, 54

Bissetriz de um ângulo, 56

Teia do saber, 57

2. Retas coplanares, 61

Ângulos determinados por duas retas concorrentes, 62

Saiba mais –  Cambagem, 65

Ângulos formados por uma reta transversal a duas retas quaisquer, 66

Teia do saber, 71

Ativando habilidades, 74

Teia do saber, 76

Conhecimento interligado — Fibras ópticas, 78

 

3          Álgebra

1. A linguagem algébrica, 82

Expressões algébricas e valor numérico, 82

Teia do saber, 84

2. Monômios, 86

Operações com monômios, 87

Teia do saber, 90

3. Polinômios, 94

4. Polinômio com uma variável, 95

Operações com polinômios, 95

Experimente fazer — Custo de uma obra, 100

Teia do saber, 101

Ativando habilidades, 105

Teia do saber, 108

Em ação — Valor numérico de um polinômio, 110

 

4          Triângulos

1. Triângulos, 114

Classificação quanto às medidas dos lados, 114

Classificação quanto às medidas dos ângulos, 114

Ângulos em triângulos, 115

Teia do saber, 116

2. Congruência de triângulos, 119

3. Pontos notáveis de um triângulo, 121

Bissetrizes e incentro, 121

Medianas e baricentro, 122

Alturas e ortocentro, 123

Mediatrizes e circuncentro, 123

Saiba mais — Centro de massa de uma placa triangular, 125

4. Propriedade do triângulo isósceles, 127

Teia do saber, 130

Ativando habilidades, 133

5. Construções com régua e compasso, 135

Traçado da reta mediatriz de um segmento e determinação de seu ponto médio, 135

Construção da bissetriz de um ângulo ABˆ   C qualquer, 135

Experimente fazer, 137

Construção geométrica, 137

Plano cartesiano, 137

Teia do saber, 138

Conhecimento interligado — A busca por equilíbrio, 140

 

5          Produtos notáveis e fatoração

1. Produtos notáveis, 144

Quadrado da soma de dois termos, 144

Quadrado da diferença de dois termos, 146

Teia do saber, 148

Produto da soma pela diferença de dois termos, 150

Teia do saber, 151

2. Fatoração de expressões algébricas, 152

Fator comum, 152

Fatoração por agrupamento, 153

Saiba mais – Álgebra e probabilidades, 153

Diferença de dois quadrados, 155

Trinômio quadrado perfeito, 156

Teia do saber, 158

Ativando habilidades, 161

Teia do saber, 162

Em ação — Os números primos, 164

 

6          Quadriláteros

1. Quadriláteros e seus elementos, 168

Soma das medidas dos ângulos internos de um quadrilátero, 169

Teia do saber, 172

2. Paralelogramos, 174

Propriedades dos paralelogramos, 175

Teia do saber, 178

Retângulos, 179

Saiba mais –  Tela do televisor e do monitor de computador, 180

Teia do saber, 181

Losangos, 183

Quadrados, 184

Teia do saber, 185

3. Trapézios, 186

Propriedades dos trapézios isósceles, 187

Base média de um trapézio, 189

Saiba mais –  Quadriláteros articulados, 191

Teia do saber, 192

Experimente fazer, 194

            I.         Verificando as propriedades de um paralelogramo

            II.        Investigando um quadrado

            III.      Atividade em grupo

            IV.      Construção geométrica

Ativando habilidades, 195

Teia do saber, 197

Conhecimento interligado — Mosaicos geométricos, 200

 

7          Equações e sistemas de equações de 1º - grau

1. Retomando equações de 1º - grau, 204

2. Equações fracionárias, 206

3. Equações literais, 208

Teia do saber, 209

4. Equação de 1º - grau com duas incógnitas, 212

Teia do saber, 213

Experimente fazer — Equações no plano cartesiano, 214

5. Sistema de equações do 1º - grau com duas incógnitas, 215

Métodos de resolução de sistemas de duas equações com duas incógnitas, 216

Representação de sistemas no plano cartesiano, 217

Teia do saber, 220

Ativando habilidades, 223

Teia do saber, 225

Conhecimento interligado – Oferta e demanda de produtos, 228

 

8          Circunferência e círculo

1. Circunferência e círculo, 232

Circunferência, 232

Círculo, 233

Posições relativas de um ponto e uma circunferência, 234

2. Posições relativas de uma reta e uma circunferência, 235

Propriedade das retas secantes a uma circunferência, 236

Propriedade das retas tangentes a uma circunferência, 239

Teia do saber, 240

3. Posições relativas entre duas circunferências no plano, 245

Circunferências tangentes, 245

Circunferências externas, 246

Circunferência internas, 247

Circunferências secantes, 247

4. Segmentos tangentes a uma circunferência, 248

5. Quadriláteros circunscritos, 249

Propriedade dos quadriláteros circunscritos, 249

Teia do saber, 250

6. Arcos de circunferência, 253

Ângulo central e medida angular de um arco, 254

7. Ângulo inscrito em uma circunferência, 256

Propriedade dos ângulos inscritos, 257

8. Quadriláteros inscritos, 262

Ativando habilidades, 262

Teia do saber, 264

Experimente fazer, 267

            I.         Traçando arcos

            II.        Circunferência circunscrita a um triângulo

            III.      Circunferência inscrita a um triângulo

Teia do saber, 268

Em ação – Tampas, 270

 

Respostas, 272

Bibliografia, 286

Créditos de fotos e ilustrações, 287

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados