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ESPÍRITO EMPREENDEDOR NAS ORGANIZAÇÕES - AUMENTANDO A COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DO INTRA-EMPREENDEDORISMO

Autor
MARCOS HASHIMOTO

2ª Edição (2010)

Formatos Disponíveis Código do Produto  
LIVRO IMPRESSO
344 páginas
ISBN: 9788502095458 Em breve
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502160774 Em breve

Competitividade através da inovação. Este objetivo vem sendo perseguido nos últimos anos por todas as grandes organizações. Poucas, entretanto, sabem como fazê-lo. Muitas empresas estão estabelecendo estratégias para aumentar sua atratividade. Mas elas não estão visando clientes, estão visando talentos. Poucas, entretanto, sabem como utilizar adequadamente estes talentos. Muitos funcionários deixam seus empregos para abrir seu próprio negócio. A maioria descobre, às vezes tarde demais, que não basta ser um bom profissional para ser um bom empreendedor. Poucos, entretanto, sabem que podem aliar carreira com empreendedorismo sem precisar abandonar o emprego. Líderes buscam pessoas com iniciativa, determinação, ousadia e criatividade. Poucos, entretanto, sabem como efetivamente liderar este tipo de perfil. Tomando como referência as ideias dos principais estudiosos americanos no assunto “Empreendedorismo Corporativo”, este livro traz algumas ideias para desenvolver uma cultura empreendedora dentro das organizações. Para não ficar só na teoria o livro relata também os casos de 11 das 30 empresas citadas no 1º Ranking de Empreendedorismo Corporativo, editado em parceria pela Revista Exame e pelo Instituto Brasileiro de Intraempreendedorismo. Leitura essencial para gestores, líderes, profissionais de RH e qualquer pessoa que acredite ser possível mudar a cultura das grandes empresas, em favor da liberdade de poder efetivamente “fazer a diferença” no ambiente corporativo.
Marcos Hashimoto

MARCOS HASHIMOTO

 E sócio-diretor da Lebre Consulting, doutor em Administração de Empresas pela EAESP  FGV, professor da graduação MBA e dos programas executivos do INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa, onde também coordena o Centro de Empreendedorismo e realiza o Innovation Challenge Brasil. Criou e coordenou o MBA em Empreendedorismo e o MBA em Gestão de Pessoas do Uirapuru Superior, em Sorocaba. Exerceu cargos executivos em multinacionais como Citibank e Cargill Agrícola. Criou e coordenou, também, o MBA da Faculdade Prudente de Moraes, eleito em 2004 e 2005 como um dos melhores do Brasil pelo ranking do Guia do Estudante Abril. Autor do software de Plano de Negócios SP Plan, da parceria Sebrae-SP Fiesp, foi membro do Centro de Empreendedorismo da EAESP- FGV, onde coordenou a Competição Internacional de Planos de Negócios, o Moot Corp Latin America. É parceiro do Instituto Chiavenato, colaborador do Instituto Empreender Endeavor e colunista da revista pequenas Empresas Grandes Negócios.

Capítulo1 • Empreendedorismo e Empreendedores 1
1.1 O que é Empreendedorismo  1
1.1.1 Empreendedorismo e administração  3
1.1.2 O mito do empreendedor-herói  5
1.2 Empreendedorismo Corporativo  8
1.2.1 Classificações do empreendedorismo corporativo  13
1.3 O Intra-empreendedor  21
1.3.1 Os intra-empreendedores já existem  26
1.3.2 A motivação do intra-empreendedor  33
1.3.4 Os perfis intra-empreendedores  38

Capítulo 2 • A Organização Intra-empreendedora  45
2.1 O Ciclo de Vida das Organizações  45
2.1.1 Novas propostas de estruturas organizacionais  54
2.2 A Organização Intra-empreendedora  80
2.2.1 A organização investidora  86
2.2.2 As características de uma organização intra-empreendedora  92

Capítulo 3 • Inovação  111
3.1 Inovação e Competitividade  111
3.2 Inovação e Criatividade  114
3.2.1 Tipos de inovação  115
3.3 O Desafio da Mudança  120
3.3.1 Identificação e aproveitamento de oportunidades  121
3.3.2 Risco e segurança 123
3. 4 A Área de Pesquisa e Desenvolvimento 127
3.4.1 Invenção e inovação  131
3.4.2 Cliente ou produto?  133
3.5 Fatores para um Clima de Inovação  136
3.5.1 Bloqueadores da inovação  147

Capítulo 4 • Implantando um Programa de Intra-empreendedorismo  152
4.1 Tipos de Programa  152
4.2 O Processo de Recrutamento e Seleção  158
4.2.1 Recrutamento interno  160
4.3 Estrutura de Compensação  164
4.4 Os Papéis Desempenhados no Programa  169
4.5 Mudando a Cultura Existente  175
4.6 Programas de Treinamento  182
4.7 Fábrica de Idéias  192
4.8 Escrevendo um Plano de Negócios  199
4.8.1 Plano de projeto 203
4.8.2 Plano de negócios  208
4.8.3 Seleção de projetos potenciais  216
4.9 O que Pode Dar Errado  219

Conclusão  223
Estudos de Casos  224
Introdução  224
Grupo Algar  228
Amil  231
Brasilprev  235
Credicard  238
Microsiga  240
Satélite Distribuidora de Petróleo  243
Serasa  246
Suzano Papel e Celulose  250
Tokio Marine Seguradora  253
Tupy Fundições  257
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo  260
Conclusões dos Casos  263
Epílogo  266
Bibliografia 271>

PARA OS PROFESSORES CADASTRADOS
Transparências
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Casos
Suzano Papel e Celulose
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