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GESTÃO ORGANIZACIONAL

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
160 páginas
ISBN: 9788502084063 R$ 65,00 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502106192 R$ 44,90 ebook


Ao longo dos últimos 30 anos, um vasto conjunto preexistente de conceitos, métodos e ferramentas de apoio à gestão vem sendo disponibilizado às organizações com diferentes possibilidades de benefícios para estas. Adicionalmente, necessidades de relacionamento com clientes, de atendimento a requisitos legais, regulamentações, trajetória histórica, entre outros aspectos, têm conduzido à definição de referências que legitimam, mesmo que parcialmente, a capacidade de gestão das organizações no ambiente de negócio.



Essas referências tornaram-se base para as organizações que buscam melhores níveis de competitividade e sustentabilidade. No entanto, as referências são apenas pontos de partida, sobre elas é necessário o desenvolvimento de soluções específicas.



O livro Gestão Organizacional, de forma pioneira, traz para discussão e reflexão os principais aspectos a serem considerados na definição do "modelo de gestão" a ser desenvolvido por uma organização, a partir dos principais modelos de referência aplicados no Brasil.



Conceitos ainda pouco consolidados nas organizações, tais como: modelos de referência, modelos de gestão, pensamento complexo, visão sistêmica etc são abordados na obra de forma conceitual e prática.

ANTONIO TADEU PAGLIUSO

É administrador com MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e University of Califórnia ¿ Irvine, sendo também pós-graduado em Gestão Estratégica e em Engenharia de Produção. Atualmente, é consultor de empresas e sócio-diretor da Holus Gestão Empresarial e Educacional.

RODOLFO CARDOSO

É doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua há mais de 10 anos com a Fundação Nacional da Qualidade, especialmente como membro do Comitê de Critérios (2003-2009), como orientador do Prêmio Nacional da Qualidade (2006-2009) e instrutor (2001-2009).

THAÍS SPIEGEL

É engenheira de produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EP/UFRJ) e mestranda do Programa de Engenharia de Produção (PEP) no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Produção Integrada (GPI ¿ EP & COPPE/UFRJ), atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Prefácio

Introdução

Capítulo 1 - Contextualização

1.1 Por que escrever sobre gestão, ou melhor, sobre a excelência da gestão?
1.2 Histórico
1.3 Entendendo nosso contexto
1.3.1 Abordagens e visões sobre as organizações
1.3.2 Natureza das organizações: o fator humano
1.3.3 Cultura organizacional
1.3.4 Organismo vivo: contextualizado, sistêmico e complexo
1.3.4.1 Sistemas complexos
1.3.4.2 Sistemas abertos
1.3.5 Organismo vivo: seres que aprendem
1.3.6 Cenário atual das organizações
1.3.6.1 Os “empacotamentos”: propósitos e perspectivas
1.4 Plano de voo

Capítulo 2 - Modelos de referência
2.1 Definindo gestão
2.2 Conceituando modelo
2.3 Definindo modelos de referência
2.4 Benefícios dos modelos de referência
2.5 Construção de modelos de referência
2.6 Classificação e tipologia de modelos de referência

Capítulo 3 - Apresentando exemplos de modelos de referência para a gestão
3.1 NBR ISO 9001:2008
3.2 NBR ISO 14001:2004
3.3 ISO 26000
3.3.1 Responsabilidade social no Brasil
3.4 NBR 15999-2
3.5 OHSAS 18001
3.6 Cobit
3.7 Lei Sarbanes-Oxley (SOX)
3.7.1 Estrutura
3.7.2 Experiência no Brasil
3.7.3 Conceitos importantes
3.8 PMBOK®
3.8.1 Fundamentos
3.8.2 Estrutura
3.9 CMMI
3.9.1 Fundamentos
3.9.2 Aplicações
3.10 COSO
3.11 Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)
3.12 Modelos regionais
3.13 Outros modelos internacionais
3.14 Modelo de referência para organização inovadora
3.14.1 Fórum de inovação da FGV-EAESP
3.14.2 A referência

Capítulo 4 - Aplicando modelos de referência
4.1 Múltiplos modelos de referência
4.2 Seleção de modelos de referência
4.3 Garantindo a consistência dos modelos de referência selecionados: os metamodelos de gestão

Capítulo 5 - Modelos de gestão
5.1 Conceitos e definições de modelos de gestão
5.2 Por que construir modelos de gestão a partir de modelos de referência?
5.3 Unicidade dos modelos de gestão: a cultura organizacional
5.4 Explicitação do modelo de gestão: representação como artefato cognitivo

Capítulo 6 - Avaliação do modelo de gestão
6.1 Conceitos de avaliação organizacional
6.2 Conceitos de aprendizado organizacional
6.3 Modelo de referência à gestão, modelo de gestão e o aprendizado organizacional
6.4 Estabelecendo um “ciclo virtuoso” para gestão organizacional

Capítulo 7 - Conclusão
7.1 A lógica
7.2 Concluindo: algumas perguntas esquecidas

Referências

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

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