Outros Negócios

Visite também

Busca Avançada

Interesse Geral

Livros de Referência

SUPERDICAS PARA ENSINAR A APRENDER

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
160 páginas
ISBN: 9788502075788 R$ 24,90 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502094802 R$ 9,90 ebook

Esta edição já está de acordo com a nova ortografia.

Como foi possível aprender o que sabemos? Como podemos memorizar informações com qualidade? Como saber cada vez mais, melhor e com profundidade? Como dominar temas que podem fazer de nós pessoas de sucesso, atingindo o melhor desempenho pessoal e profissional?


Superdicas para ensinar a aprender trata desses e de outros assuntos. Foi escrito por autores de carreira brilhante em diversas profissões, que, justamente por isso, ainda têm muito a ensinar e a aprender. Por meio da experiência desses profissionais, esta obra leva a agir estrategicamente, assimilando o que a vida tem a oferecer, mostrando como estar aberto ao novo e ser seguro de si, dois aspectos fundamentais da verdadeira aprendizagem.


Diferentemente de outros títulos da Série Superdicas, este traz 72 dicas sobre ensino-aprendizagem, pois teve origem em um evento promovido pela Fundação Luiz Almeida Marins Filho, no Teatro Municipal de Sorocaba (SP), em 2007, que contou com uma mesa-redonda sobre o tema "ensinar a aprender". Todos os autores apresentaram palestras sobre o assunto a dirigentes e professores das redes municipal e estadual de ensino da região. Mas o resultado, tão proveitoso, não podia ficar restrito apenas a esse evento. Então, os quinze autores se reuniram e transformaram suas palestras em dicas úteis para professores, alunos, pais, educadores e qualquer pessoa que queira desenvolver-se por meio da aprendizagem.

REINALDO POLITO

Professor de Oratória, palestrante e escritor. Mestre em Ciências da Comunicação. Pós-graduado com especialização em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero e em Administração Financeira pela FGV e pela Fecap, onde formou-se em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas. É professor de Competência Verbo-Gestual no Trabalho da Imagem Pública no curso de pós-graduação em Marketing Político da ECA - USP e professor de Comunicação Oral nos cursos de pós-graduação em Gestão Corporativa dessa mesma instituição. É professor de Oratória corporativa nos cursos de pós-graduação da Fecap, de Comunicação Verbal e Gestual no curso Master em Tecnologia Educacional para os professores da Faap-SP, e de oratória no curso de pós-graduação Gerente de Cidade na mesma instituição. Foi professor de Expressão Verbal para professores de pós-graduação no Programa de Treinamento em Didática da Escola de Direito de São Paulo da FGV e professor de Expressão Oral no MBC dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero. Especializou-se no treinamento de empresários, executivos, políticos e profissionais liberais de alto nível e, desde 1975, forma anualmente mais de mil e duzentos alunos. Tem participado como conferencista em congressos nacionais e internacionais de Fonoaudiologia e entidades de profissionais liberais. Escreve artigos sobre Comunicação ou atuou como colunista nas revistas "GoWhere Business", "Vencer", "Seu Sucesso", "Brazilian Press", "Ser Mais" e "Você S.A.". É colunista em comunicação e carreira no portal UOL e na Agência Estado. Escreve para os jornais "A Tribuna Impressa de Araraquara" e "Diário de Taubaté". É membro Titular e diretor bibliotecário e de comunicação da Academia Paulista de Educação e presidente do Conselho de Administração da ONG Via de Acesso. Ministra treinamentos para os executivos de organizações como: Alcoa, ArcelorMital, Basf, Caterpillar, Citibank, Dow Química, Du Pont, Ericsson, Esso, Ford, Unilever, Goodyear, Hewlett Packard, Hoechst, Honda, IBM, Johnson & Johnson, Mercedes Benz, Monsanto, Nestlé, Philips, Pirelli, PriceWaterhouseCoopers, Rhodia, Saab Scania, Sanbra, Sharp, Siemens, Volkswagen e centenas de outras empresas importantes. Dos 19 livros que escreveu, cinco entraram para as listas dos mais vendidos do país, entre eles "Como falar corretamente e sem inibições", com 111 edições e mais de 500 mil exemplares vendidos, e "Superdicas para falar bem em conversas e apresentações", com mais de 300 mil exemplares e um dos dez livros mais vendidos no país em 2006. Lançou livros na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal e México. Coordena a série Superdicas para a Editora Saraiva e a série I Superconsigli para a Editora Italianova na Itália.

LEILA NAVARRO

Palestrante Motivacional e Comportamental, é fisioterapeuta formada pela USP e especializada em Medicina Comportamental pela Escola Paulista de Medicina; empresária e presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano. Leila é uma das raras mulheres que compõem o cenário de conferencistas brasileiros, integrando o ranking dos 20 maiores palestrantes do país. Ganhou o 8º prêmio Top of Mind Fornecedores de RH, de 2005, na categoria Palestrante do Ano. Leila também se consagrou no exterior. Suas palestras já foram apresentadas no Chile, Peru, Uruguai, Portugal, Espanha, Panamá e Japão. Escreve para várias mídias nacionais e internacionais.

CESAR ROMÃO

Cesar Romão é formado em Direito e pós-graduado em Administração, com MBA em Marketing e mestrado em Psicologia Organizacional, autor de mais de uma dezena de livros sobre motivação, vendas, liderança e comportamento, traduzidos em vários países. Por meio de seu trabalho motivacional, auxilia empresas e organizações a implantarem transformações organizacionais futuristas, alcançando resultados com menos investimentos em seus projetos estratégicos. Ministra palestras e cursos por todo o Brasil levando às pessoas oportunidade para desenvolverem sua capacidade de motivação.

CARLOS ALBERTO JÚLIO

É professor, palestrante, escritor e executivo de muito sucesso. Atualmente é presidente da Tecnisa. Foi presidente de empresas nacionais e de multinacionais americanas e européias. É autor de três best-sellers na área de negócios: "Reinventando você", "A magia dos grandes negociadores" e "A arte da estratégia". Palestrante há dez anos, recebeu o Top de Marketing em RH como um dos cinco palestrantes mais lembrados do país e foi apontado pelas revistas Veja e Exame como um dos melhores palestrantes do Brasil. É professor nos MBAs da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing e da FIA/USP, além de professor nos Programas do GVPEC da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Administrador de empresas, com mestrado nos Estados Unidos e especializações em Marketing na Harvard Business School, no IMD - Lausanne - Suíça - e na London Business School, é também colunista da Gazeta Mercantil.

LUIZ MARINS

Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University), tendo recebido o título de PhD pela School of Behavioural Sciences. É mestre em Antropologia pela USP e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Lecionou em universidades públicas e privadas. é empresário no ramo de consultoria, varejo, agribusiness, comunicação e marketing e tem programas de televisão que estão entre os líderes de audiência em sua categoria. Para saber mais sobre o autor, acesse: www.marins.com.br.

MAX GEHRINGER

Formado em Administração e pós-graduado pela FGV, é considerado um dos 100 melhores palestrantes do Brasil. Apesar da carreira bem-sucedida como executivo de grandes empresas (Pepsi-Cola, Pullman/Santista Alimentos, Elma Chips, Frito Lay, nos Estados Unidos), Max abriu mão do poder e decidiu dividir sua experiência ministrando palestras pelo Brasil. Tem vários livros publicados sobre carreira e gestão empresarial, foi colunista das revistas Você S.A., VIP e Exame, é comentarista da rádio CBN e colunista da revista Época.

MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA

É membro eleito e diretor da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA). Doutor honoris causa em Educação pelo Centro Ibero-americano de Educação, é também administrador emérito do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro (CRA/RJ).

DULCE MAGALHÃES

É palestrante, consultora e diretora da Work Educação Empresarial. É doutora em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA), com mestrado em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra) e pós em Marketing pela ESPM-SP. Comunicadora pela UFPR, tem especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra). É representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco - USA. Atua como palestrante, educadora, pesquisadora e escritora, e é membro do conselho gestor da Unipaz - Universidade Internacional da Paz, do CIT - Colégio Internacional de Terapeutas, e da Comunidade Bahá'í.

CESAR SOUZA

Classificado como um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil, César Souza foi vice-presidente da Odebrecht of America, Inc., em Washington. Com MBA pela Vanderlbilt University, graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia. É consultor e palestrante, presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos. É considerado um dos maiores experts brasileiros em desenvolvimento de líderes, integração de equipes, estratégia empresarial e conquista e fidelização de clientes. Autor dos best-selles "Você é do tamanho de seus sonhos", "Momento da virada", "Você é o líder da sua vida" e "O caminho das estrelas". Para saber mais sobre o autor, acesse: www.cesarsouza.com.br.

CLÓVIS TAVARES

Formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Anhembi-Morumbi, Clóvis Tavares é mágico ha 34 anos, tendo-se especializado em Marketing Avançado pela Universidade Estadual de Nova York. É autor de "A mágica do marketing", "Por que é importante sonhar" e "Água mole em pedra dura...". Para saber mais sobre o autor, acesso: www.clovistavares.com.

DANIEL GODRI

Presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas - IBMV, é especialista em vendas, atendimento, negociação e criatividade. Autor de "Conquistar e manter clientes", "Marketing e ação" e "Sou alguém muito especial", é consultor e palestrante, tendo atuado em empresas como: TAM, Bamerindus, Volvo, New Holland, Bank Credit Comercial de France, Ceval e Porsdóscimo.

EUGENIO MUSSAK

Educador e palestrante, especialista em Educação corporativa, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Hoje é presidente da consultoria Sapiens Desenvolvimento Integral, professor de MBA da FIA-USP e professor convidado da Fundação Dom Cabral, MG, do GvPec da FGV-SP e do Cenex-RJ. É autor de "Metacompetência" e "Uma coisa de cada vez", e colunista das revistas Você S.A. e Vida simples.

WALDEZ LUIZ LUDWIG

Psicólogo, analista de sistemas, especialista em informática educativa e consultor em Gestão de Qualidade Total, desenvolve um trabalho nas áreas de liderança e qualidade, com experiência de 20 anos. É renomado palestrante, requisitado em todo o Brasil.

IÇAMI TIBA

Com mais de dois milhões de livros vendidos, Içami Tiba é autor do best-seller "Quem ama, educa". Médico pela Faculdade de Medicina da USP, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, é professor-supervisor de psicodrama de adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama e membro da equipe técnica da Associação Parceria Contra Drogas - APCD. Também é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotheraphy, conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso" e professor de diversos cursos e workshops no Brasil e no exterior. É colunista do Jornal da Tarde (SP) e apresentador do programa "Quem ama, educa!", da Rede Vida de Televisão. Para saber mais sobre o autor, acesse: www.tiba.com.br

PROFESSOR GRETZ

É o conferencista brasileiro mais requisitado para convenções de vendas, tendo recebido o Top of Mind 2004 na categoria "Palestrante do Ano". Foi agricultor e feirante até os 20 anos de idade, cursou História e Administração de Empresas, foi professor de pós-graduação e diretor de Recursos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina, além de ter exercido cargos de confiança na Volkswagen do Brasil. Autor de uma dezena de livros, atualmente dirige sua própria empresa especializada em programas de produtividade, qualidade, participativos e motivacionais. dentre outros. Para saber mais sobre o autor, acesse: www.gretz.com.br.

Introdução – Aprendizes do sucesso

Cesar Romão
1.
Aprender sempre foi o caminho da evolução humana
2. Os humildes também sabem ensinar
3. Para tudo o que se aprender há uma razão
4. Aprender abre o caminho para ensinar
5. Ensina quem sabe, aprende quem quer

Cesar Souza
6. Aprenda a desaprender
7. Aprenda além da sala de aula
8. Aprenda a juntar o “injuntável”
9. Aprenda que não precisa estar sempre certo
10. Aprenda ensinando os colegas

Leila Navarro
11.
Seja curioso
12. Valorize a diversidade
13. Ensine o que sabe
14. Aprenda a pensar...
15. ...E repense o que aprendeu

Reinaldo Polito
16.
Como expor um trabalho em sala de aula
17. Como treinar a apresentação do trabalho escolar
18. Como escolher o tema para um trabalho escolar
19. Não deixe faltar assunto na apresentação
20. Organize seu raciocínio com eficiência

Carlos Alberto Júlio
21. Aprenda a aprender
22. Planeje seu futuro
23. Permita-se errar
24. Reinvente a sua carreira
25. Use o conhecimento para melhorar a sua vida

Dulce Magalhães
26.
Ensinando a aprender
27. Ausência de preconceito
28. Abertura
29. Interesse
30. Curiosidade
31. Ausência de julgamento

Max Gehringer
32.
O outro lado
33. Simpatia é fundamental
34. A técnica do mínimo
35. Respeito, admiração e reverência
36. Grandes conclusões

Daniel Godri
37. O segredo é se valorizar
38. A perseverança faz a diferença
39. Ensinar é um ato de doação

Waldez Luiz Ludwig
40.
Queremos uma nova educação ou vamos informatizar a velha?
41. Você é a reinvenção da educação
42. Qualidade na educação ou educação de qualidade?
43. A profissão do futuro: professor
44. Quem pode nos ensinar?

Eugenio Mussak
45. A tríade da estratégia para aprender
46. A tríade da organização para aprender
47. A tríade da estrutura para aprender
48. A tríade da parceria para aprender
49. A tríade da saúde para aprender

Professor Gretz
50. Escolha ter mais saúde em sua vida
51. Você é o que você pensa
52. Não se apegue aos seus problemas
53. Vá mais longe do que esperam de você
54. Cultive um sonho de vida

Içami Tiba
55.
Pais ensinando os filhos a guardar seus brinquedos
56. Como as crianças aprendem a guardar seus brinquedos?
57. Professores ensinando os alunos a aprender

Clovis Tavares
58. O aprendizado nunca termina
59. Ensinar é a arte de pintar a personalidade humana
60. Estudar é “des-envolver” seu talento
61. Aprenda que o seu limite é “ilimitar” o aprender
62. A lição de casa é a construção da sua reputação

Luiz Marins
63. Tenha a atitude de aprender sempre
64. Invista em você
65. Desconfie das coisas muito fáceis
66. Ouse ser sério
67. Boas maneiras e educação: segredos do sucesso

Marco Aurélio Ferreira Vianna
68. Professor, não! Mestre de vida!
69. Professor do todo
70. Professor para o futuro
71. Estudar para quê?
72. Aula magna: valores virtuosos

Quem são os autores

Obras relacionadas

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados