Visite também

Busca Avançada

Universitário

Administração

A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO

Autores
ANTONIO RENATO CECCONELLO
ALBERTO AJZENTAL

1ª Edição (2007)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
328 páginas
ISBN: 9788502067912 R$ 98,90 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502107151 R$ 89,01 ebook


Num mundo de processos, os modelos de negócios é que ditam o sucesso de uma empresa. E é esta metodologia, este exercício, esta matéria-prima do mundo empresarial que Renato Cecconello e Alberto Ajzental oferecem nas páginas deste livro. Com um olhar amplo e detalhado, mostram ao leitor caminhos e exemplos que certamente serão de grande utilidade, não apenas a quem inicia sua tarefa neste competitivo mercado, mas também àqueles que se preparam para saltos mais ousados. Este livro tem como objetivo principal mostrar um caminho para a elaboração de um Plano de Negócios, de tal forma que o resultado obtido seja um trabalho consistente, que atinja seus propósitos - comunicar a terceiros com clareza e precisão o objetivo, processo e conclusão da viabilidade ou não de uma intervenção estratégica de negócios - e que, por sua vez, podem ser entendidos como o início da operação de uma nova unidade de negócio ou empresa, ou como a busca por novas alternativas para as que já estão em operação. Assim, destina-se a um público de empreendedores, executivos, iniciantes na elaboração de planos de negócio, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de administração de empresas e pública, estratégia de negócios, empreendedorismo, economia, acadêmicos e formuladores de políticas públicas, dentre outros.

ANTONIO RENATO CECCONELLO

Consultor empresarial e sócio da empresa Approval - Avaliações e Consultoria, com experiência na elaboração de modelos de simulação orçamentária, planejamento financeiro, controladoria e sistemas e métodos de trabalho aplicados à administração. Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, pela UNIFECAP. Pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela FGV. Professor de Graduação e Pós-graduação na ESPM, nas disciplinas: Estratégias Metodológicas para o TCC; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Contabilidade Financeira e Gerencial; Gestão Financeira e Finanças Aplicadas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso e avaliador do Prêmio Nacional Francisco Gracioso de Trabalhos de Conclusão de Curso. Professor da Faculdade ETAPA, nas disciplinas: Contabilidade Financeira e Custos e Orçamento.

ALBERTO AJZENTAL

Atuando há mais de vinte anos no setor imobiliário, nas áreas financeira e mercadológica, em empresa construtora e incorporadora de imóveis residenciais e comerciais na cidade de São Paulo, atualmente trabalha em um banco de investimentos, líder em seu setor, voltado à estruturação e gestão de investimentos imobiliários. Bacharel em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Marketing pela ESPM. Mestre e doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Professor de Graduação na ESPM, nas disciplinas: Estratégias Metodológicas para o TCC e Estratégia de Empresas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso. Professor de Graduação na FGV-EESP, na disciplina Plano de Negócios e Estratégia de Empresas.

Introdução  1

Parte I – Demandas preliminares ao Plano de Negócio  7

1. A necessidade do Plano de Negócio  9

2. Racionalizando a intuição  17

3. Fundamentação para a proposição do Plano de Negócio  25

4. Projeto Conceptual  39

Parte II – Construção do Plano de Negócio  65

5. Compreensão do contexto  69

5.1 Ambientes  71

5.2 Análise da demanda  74

5.3 Análise da oferta  87

5.4 Sistema de valor  91

5.5 Análise da atratividade da indústria — Modelo das forças competitivas de Porter ou Modelo das “cinco forças”  93

5.6 Análise da concorrência ampliada  100

5.7 Complementaridade  104

5.8 Macroambiente  106

5.9 Microambiente – ambiente interno  114

5.10 Produto do capítulo – Quadro referencial para a definição do negócio  133

6. Concepção do negócio  139

6.1 A administração estratégica  142

6.2 Definição do negócio  145

6.3 Propósito da organização: visão, missão, crenças & valores e objetivos  149

6.4 Estratégias competitivas genéricas  156

6.5 Estratégia mercadológica  160

6.6 Cadeia de valor  173

6.7 Estrutura legal do negócio  178

6.8 Estrutura de capital – Funding  182

6.9 Produto do capítulo  184

Apêndice – Algumas questões que podem auxiliar na elaboração do Plano de Negócio  185

A estruturação da empresa – os diversos departamentos  185

Algumas questões para se pensar  185

Operações: como se dá a condução do negócio  188

Custos de inicialização do negócio  193

7. Dimensionamento das operações  197

7.1 Premissas organizacionais/estruturais  200

7.2 Premissas operacionais  216

8. Análise de viabilidade econômico-financeira  225

8.1 Preparação de premissas  227

8.2 Projeção dos resultados operacionais: prazos de projeção e conteúdos   228

8.3 Análises de consistência  237

8.4 Projeção de resultados com valores corrigidos  242

8.5 Análise de viabilidade econômico-financeira  248

8.6 Risco, retorno do investimento e custo do capital  255

8.7 Projeção de Balanços Futuros  262

8.8 Análise de sensibilidade 266

8.9 Redação do capítulo sobre análise de viabilidade 271

Bibliografia  273

Livros  273

Artigos  277

Dissertações  278

Trabalhos de Conclusão de Curso  278

Sites  278

Apêndice: Apresentação de Planos de Negócio  279

Introdução  279

Comunicação  280

Forma e conteúdo  282

Apresentação escrita  282

Plano de negócios  282

I. Sumário  282

II. Sumário executivo  282

III. A empresa – descrição geral  283

IV. Análise de mercado  283

1. Análise setorial  283

2. Análise de demanda  284

3. Análise da concorrência  284

V. Oferta da empresa  285

VI. Plano operacional  285

VII. Capitalização – sustentação financeira   285

VIII. es de recursos – necessidade de capital  286

IX. Apêndices  286

Redação  286

Texto  286

e  287

Tempos verbais  287

Pessoa empregada  288

Outras recomendações  288

Ilustrações  289

Tabelas, gráficos, fluxogramas  291

Apresentação oral – audiovisual  299

PARA TODOS OS LEITORES

Conteúdo liberado

Guia de Estudo - Textos Adicionais
Capítulo 5 - A combustível política do petróleo
Capítulo 5 - A combustível política do petróleo
Capítulo 5 - Alta dos metais pressiona indústria
Capítulo 5 - Alta dos metais pressiona indústria
Capítulo 5 - Aumenta participação de maior de 50 anos no mercado
Capítulo 5 - Aumenta participação de maior de 50 anos no mercado
Capítulo 5 - Consumo não compensa perda na exportação
Capítulo 5 - Consumo não compensa perda na exportação
Capítulo 5 - Governo bancará projetos de combate a efeito estufa
Capítulo 5 - Governo bancará projetos de combate a efeito estufa
Capítulo 5 - A grande estrela dos investimentos
Capítulo 5 - A grande estrela dos investimentos
Capítulo 5 - A guerra das roupas
Capítulo 5 - A guerra das roupas
Capítulo 5 - Aposentadoria
Capítulo 5 - Aposentadoria
Capítulo 5 - As alternativas ao petróleo
Capítulo 5 - As alternativas ao petróleo
Capítulo 5 - Barril cai para US$ 69
Capítulo 5 - Barril cai para US$ 69
Capítulo 5 - Comunidade Européia diverge sobre operadoras virtuais de celular na Espanha.
Capítulo 5 - Comunidade Européia diverge sobre operadoras virtuais de celular na Espanha.
Capítulo 5 - Empresas buscam reduzir degradação
Capítulo 5 - Empresas buscam reduzir degradação
Capítulo 5 - Exportações brasileiras batem recorde em 2005
Capítulo 5 - Exportações brasileiras batem recorde em 2005
Capítulo 5 - Governo da Bolívia quer retomar refinarias da Petrobras
Capítulo 5 - Governo da Bolívia quer retomar refinarias da Petrobras
Capítulo 5 - Homens alavancam a indústria da beleza
Capítulo 5 - Homens alavancam a indústria da beleza
Capítulo 5 - Indústria da vaidade seduz homens
Capítulo 5 - Indústria da vaidade seduz homens
Capítulo 5 - Juro baixo muda perfil do consumo de carros
Capítulo 5 - Juro baixo muda perfil do consumo de carros
Capítulo 5 - Marca própria começa a competir...
Capítulo 5 - Marca própria começa a competir...
Capítulo 5 - Marcas próprias avançam no território dos produtos líderes
Capítulo 5 - Marcas próprias avançam no território dos produtos líderes
Capítulo 5 - México vai abrir as portas do mercado a banco da Wal-Mart
Capítulo 5 - México vai abrir as portas do mercado a banco da Wal-Mart
Capítulo 5 - Mudanças climáticas...
Capítulo 5 - Mudanças climáticas...
Capítulo 5 - Mulheres respondem por 33% do consumo de cerveja no País
Capítulo 5 - Mulheres respondem por 33% do consumo de cerveja no País
Capítulo 5 - Negócios que nascem da ciência
Capítulo 5 - Negócios que nascem da ciência
Capítulo 5 - Oferta para mercado de food service ainda é precária
Capítulo 5 - Oferta para mercado de food service ainda é precária
Capítulo 5 - Opinião: Por uma tributação mais justa
Capítulo 5 - Opinião: Por uma tributação mais justa
Capítulo 5 - Para empresas de software (pressão pelo Linux é retrocesso)
Capítulo 5 - Para empresas de software (pressão pelo Linux é retrocesso)
Capítulo 5 - Pizza Hut se recupera com diversificação
Capítulo 5 - Pizza Hut se recupera com diversificação
Capítulo 5 - Só a inovação não basta
Capítulo 5 - Só a inovação não basta
Capítulo 5 - TAM obtém liminar contra formação de cartel
Capítulo 5 - TAM obtém liminar contra formação de cartel
Capítulo 5 - Um continente ainda mais velho
Capítulo 5 - Um continente ainda mais velho
Capítulo 6 - Casas Bahia inova e causa novo corte nos preços de TVs
Capítulo 6 - Casas Bahia inova e causa novo corte nos preços de TVs
Capítulo 6 - Empreendedorismo e nanotecnologia
Capítulo 6 - Empreendedorismo e nanotecnologia
Capítulo 6 - Estratégia Vitoriosa para conquistar o consumidor
Capítulo 6 - Estratégia Vitoriosa para conquistar o consumidor
Capítulo 6 - Grifes esportivas ampliam leque e lançam roupa mais sofisticada
Capítulo 6 - Grifes esportivas ampliam leque e lançam roupa mais sofisticada
Capítulo 6 - How cheap air flights are bringing Europeans together
Capítulo 6 - How cheap air flights are bringing Europeans together
Capítulo 6 - Índia lidera onda dos carros baratos
Capítulo 6 - Índia lidera onda dos carros baratos
Capítulo 6 - Mercado de luxo demanda tradição coerência e atenção aos detalhes
Capítulo 6 - Mercado de luxo demanda tradição coerência e atenção aos detalhes
Capítulo 6 - Nvidia move-se dos jogos para novas áreas
Capítulo 6 - Nvidia move-se dos jogos para novas áreas
Capítulo 6 - Primeira Escolha quer disputar telefonia local com voz sobre IP
Capítulo 6 - Primeira Escolha quer disputar telefonia local com voz sobre IP
PARA OS PROFESSORES CADASTRADOS
Questões Extras
Questões / Capítulos 1
Questões / Capítulos 1
Questões / Capítulos 2
Questões / Capítulos 2
Questões / Capítulos 3
Questões / Capítulos 3
Questões / Capítulos 4
Questões / Capítulos 4
Questões / Capítulos 5
Questões / Capítulos 5
Questões / Capítulos 6
Questões / Capítulos 6
Questões / Capítulos 7
Questões / Capítulos 7
Questões / Capítulos 8
Questões / Capítulos 8
Slides
Capítulo 01
Capítulo 01
Capítulo 02
Capítulo 02
Capítulo 03
Capítulo 03
Capítulo 04
Capítulo 04
Capítulo 05
Capítulo 05
Capítulo 06
Capítulo 06
Capítulo 07
Capítulo 07
Capítulo 08
Capítulo 08
Capítulo 09
Capítulo 09
Capítulo 10
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 11

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados