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ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS

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LIVRO IMPRESSO
328 páginas
ISBN: 9788502050679 R$ 119,90 Comprar
LIVRO DIGITAL
ISBN: 9788502110632 R$ 74,90 ebook


A responsabilidade social nos negócios tornou-se um diferencial competitivo necessário para alcançar mercados nacionais e internacionais. Com base nesse ponto e em outras questões recentes, esta 2ª edição revista e atualizada de Ética e Responsabilidade Social nos Negócios contempla temas como ética, princípios e valores; o contexto histórico da ética e da responsabilidade social; modelos e relações comunitárias, financeiras, trabalhistas e de comércio, além de pretação de contas. A obra foi escrita por renomados autores (professores, pesquisadores e profissinais) , que trazem uma abordagem reflexiva em torno das novas práticas de gestão nas organizações privadas e públicas. O livro utiliza-se de abordagem inovadora para mostrar o papel estratégico da responsabilidade social nos negócios. Além de apresentar os conceitos fundamentais, a obra dedica uma parte a exemplos e casos reais ocorridos nos mais diversos tipo de organizações no Brasil. Trata-se de uma obra voltada para professores, estudantes e profissionais de divresas áreas que possuem interesse nesse relevante tema da atualidade.

ADELE QUEIROZ

Bacharel em Engenheira Civil (PUC-Campinas), Pós-graduação em Administração de Empresas (EAESP/FGV) e Mestranda na área de Organizações e Recursos Humanos pela EAESP/FGV. Suas atuais pesquisas acadêmicas relacionam-se à responsabilidade social das empresas e ao terceiro setor.

ANDRÉA ALCIONE DE SOUZA

Bacharel em Administração (UFMG), Mestre em Administração (CEPEAD/UFMG) e, atualmente, Doutoranda em Economia Social e do Trabalho no Instituto de Economia da UNICAMP. Atua como Professora no Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC/MINAS e é pesquisadora das áreas de gestão ambiental, relações de gênero e relações de trabalho.

BENILSON BORINELLI

Bacharel em Administração (UFSC), Mestre em Política e Planejamento Governamental (UFSC). Leciona e desenvolve projetos de pesquisa e extensão no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina. É Coordenador Técnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UEL e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Responsabilidade Empresarial e Sociedade.

LETÍCIA HELENA MEDEIROS VELOSO

Bacharel em Jornalismo (PUC-RJ). Mestrado em Antropologia Social (University of Chicago, U.S.A.). Atualmente é candidata ao título de Doutora em Antropologia Social pela University of Chicago, U.S.A., com especialização em Antropologia das Sociedades Modernas e Antropologia Política.

ALEXANDRE JORGE G. CARDOSO

Bacharel em Administração de Empresas - (Universidade da Amazônia - UNAMA), Mestrando em Administração (PUC/SP). Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos em Administração do Terceiro Setor - NEATS - PUC/SP e consultor nas áreas do Terceiro Setor e Gestão Social Empresarial.

ARMINDO DOS SANTOS DE SOUSA TEODOSIO

Bacharel em Ciências Econômicas (UFMG), Mestre em Administração, créditos concluídos (UFMG), Mestrando em Gestão de Cidades (Ciências Sociais) pela PUC-MG. Atualmente, é Coordenador e Professor do Departamento de Administração da PUC-MG e Pesquisador Associado ao Núcleo de Relações de Trabalho e Novas Tecnologias Gerenciais (NURTEG) da UFMG. É Consultor Especializado em Projetos Sociais de Empresas.

JORGE BEZERRA LOPES CHAVES

Jorge Bezerra é Administrador de Empresas - Universidade Estadual do Ceará ? UECE, pós-graduado em Docência Superior pelo Instituto Superior de Ensino Pedagógico ? ISEP-RJ. e Mestre em Administração pela Universidade Estácio de Sá ? UNESA-RJ. É professor universitário em disciplinas do curso de administração de empresas e consultor organizacional, atuando em empresas de pequeno, médio e de grande porte, familiares e em ONG?s.

LILIAN MARA ALIGLERI

Bacharel em Administração de Empresas (Universidade Estadual de Londrina - UEL) e Mestranda em Administração - sub-área Estudos Organizacionais pela UEL. É membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Responsabilidade Empresarial e Sociedade da Universidade Estadual de Londrina.

ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA

Bacharel em Ciências Contábeis (UNIPAC), Pós-graduado em Administração Financeira (FUNREI), Pós-graduado em Engenharia Econômica (FUNREI), MSc em Administração Rural (UFLA). É Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da FUNREI - Área de Finanças e Contabilidade.

ANTONIO RODRIGUES ALVES

Mestre em Administração (Universidade Estácio de Sá), especializado em Administração de Sistemas de Informações (Universidade Federal Fluminense - UFF), graduado em Administração (Universidade Estácio de Sá) e professor da UFF e da Universidade Salgado de Oliveira - Universo, além de consultor em estratégias empresariais e responsabilidade social corporativa.

PATRICIA ALMEIDA ASHLEY

Bacharel em Ciências Econômicas (UFRJ), Pós-graduada em Análise e Projeto de Sistemas (IBAM), MSc em Gestão de Serviços Públicos (Aston University, UK), Doutora em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Sãp João Del Rei e consultora para educação e pesquisa sobre racionalidades empresariais apropriadas ao desenvolvimento de mercados responsáveis e comunidades sustentáveis.

ELVIRA CRUVINEL FERREIRA VENTURA

Doutoranda em Administração (Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas — Ebap-FGV). Mestre em Administração Pública pela Ebape/FGV-RJ e graduada em Administração Pública pela Eaesp/FGVSP. Entre os seus interesses de pesquisa estão responsabilidade social das organizações, teoria institucional e campos organizacionais, discursos organizacionais, poder e controle nas (e das) organizações, terceiro setor e desenvolvimento sustentável e administração pública

PAULO ROGERIO DOS SANTOS LIMA

Bacharel em Computação e mestre em Administração (PUC-SP). Atualmente,é professor do Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), tendo como disciplina de trabalho o tema Princípios Éticos no Marketing, no Curso de Tecnologia em Gestão de Marketing. Também é assessor de Responsabilidade Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo, sendo responsável pela política de parcerias da Secretaria com a iniciativa privada; coordenador do Selo Empresa Cidadã da Câmara Municipal de São Paulo e parecerista do 1o Prêmio FGV-Eaesp de Responsabilidade Social no Varejo e da 3a Edição do Prêmio Valor Social do Jornal Valor Econômico

PARTE 1

Responsabilidade social empresarial: a fundamentação na ética e na explicitação de princípios e valores

Capítulo l Ética, valores e cultura: especificidades do conceito de responsabilidade social corporativa|2
Introdução |3
Ética, moral e responsabilidade social corporativa no terceiro milênio |4
Cultura e responsabilidade social corporativa no terceiro milênio |7
Cultura brasileira e responsabilidade social corporativa: exemplos e direções |10
Capítulo 2 Racionalidades para a ética empresarial e a gestão da empresa cidadã|14
Racionalidade empresarial em um contexto de desigualdades 115
Complexidade de interesses e difusão de valores |17
Decodificando racionalidades subjacentes em modelos de gestão da empresa cidadã: o caso dos Indicadores Ethos
de Responsabilidade Social |20

PARTE 2
O contexto histórico na mudança do sentido e a agenda em expansão: mantendo-se a visão crítica

Capítulo 3 A mudança histórica do conceito de responsabilidade social empresarial|40
Os primórdios do conceito de responsabilidade social corporativa no século XX|41
Evolução recente do conceito de responsabilidade social corporativa|42
Em direção a amplas abordagens normativas e sistêmicas|46
Da gestão antropocêntrica à gestão ecocêntrica|51
Da produção ao consumo responsável|53
Tendências e desafios para a responsabilidade social nos negócios|57
Capítulo 4 RSE no contexto brasileiro: uma agenda em contínua expansão e difusão|59
O contexto global|60
Os sentidos da RSE no contexto brasileiro|61
A difusão do tema da responsabilidade social das empresas no Brasil|64
A retórica e a prática|67
A agenda de pesquisa|69

PARTE 3
O recorte dos modelos para a responsabilidade social empresarial

Capítulo 5 Aplicação de modelos de responsabilidade social
à realidade brasileira|84
Indicadores de Hopkins|85
As empresas selecionadas na pesquisa|89
Verificação dos indicadores|89
Nível l — Princípios de responsabilidade social|89
Princípios da legitimidade|89
Princípios da responsabilidade pública|91
Princípios do arbítrio dos executivos|92
Nível II — Processos de capacidade de resposta social|92
Nível III — Resultados/ações
de responsabilidade social|93
Efeitos nos stakeholders internos|93
Efeitos nos stakeholders externos|94
Efeitos institucionais externos|95
Disponibilidade de informações|96
Conclusão|97
Capítulo 6 Responsabilidade social empresarial: um modelo genérico para análise e orientação estratégica|98
Introdução|99
Um modelo genérico para análise e orientação estratégica quanto à RSE|102
Roteiro básico para o autoconhecimento da empresa quanto ao seu sentido para a RSE|117

PARTE 4
O recorte das relações comunitárias

Capítulo 7 Revisitando a responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção
e a prática no período 2000-2003|122
Introdução|123
Resultados|124
Percepção sobre a responsabilidade social empresarial|124
Forma de atuação|125
Responsabilidade social na filial de grandes empresas|127
Limites para a expansão das ações|127
Análise e discussão|128
Questões críticas da ação social empresarial|129
Concentração de poder|129
Fragmentação das ações|130
Restrições ao controle público|132
Postura contraditória do empresariado em relação ao poder público|133
Considerações finais|136

Capítulo 8 A percepção e prática da responsabilidade social em micro e pequenas empresas na região metropolitana
de Belém|137
Introdução|138
Metodologia|141
Caracterização e resultados|141
Considerações finais|147

PARTE 5
O recorte das relações financeiras e de capital
Capítulo 9 Responsabilidade social empresarial e valor das empresas|150
Introdução|151
Justificativas e caminhos para a RSE: adhocracia ou regulação|152
Responsabilidade social e valor das empresas|157
Os investimentos socialmente responsáveis|159
Como mensurar o desempenho financeiro e o valor de uma empresa|166
Como mensurar o desempenho social de uma empresa|171
Resultados de alguns estudos que abordam a relação entre o desempenho financeiro
e o desempenho social|172
Ativos mais velhos, mais problemas ambientais|172
Correlação positiva na indústria química|172
Desempenho financeiro e indicadores de RSE|173
Performance social e performance financeira: uma relação sinergética|173
25 anos de pesquisa: retratos divergentes|174
Mudanças no desempenho social e seu efeito no desempenho financeiro|175
Considerações finais|176
Capítulo 10 O contexto internacional do sistema financeiro diante do gerenciamento ecológico: as respostas
de dois bancos múltiplos brasileiros|178
Introdução|179
Evolução do enfoque ambiental das empresas|180
A abordagem do gerenciamento ecológico|182
O sistema financeiro e o meio ambiente|184
A estrutura do Sistema Financeiro Nacional|184
Os bancos múltiplos|185
Interfaces do Sistema Financeiro Nacional com o meio ambiente|185
O sistema financeiro internacional como vetor propulsor de mudanças|186
Fundo Monetário Internacional (FMI)|187
O Grupo Banco Mundial|188
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)|188
Associações e organizações de interesse específico
para o meio ambiente|189
Unep Finance Initiative|189
Environmental Bankers Association (EBA)|189
As respostas de dois bancos múltiplos brasileiros |190
Política ambiental|192
Inclusão de critérios ambientais na avaliação do risco|193
Órgãos estruturais para o meio ambiente|194
Processos internos dos bancos|194
Marketing|195
Sistemas de avaliação de resultado|196
Considerações finais e recomendações para novos estudos|196

PARTE 6
O recorte das relações trabalhistas

Capítulo 11 A inserção do afrodescendente no mercado de trabalho brasileiro: desafios e dilemas para
a construção de políticas étnicas nas organizações|200
Introdução|201
Preconceito no plural: a discriminação étnica no Brasil|203
A exclusão racial no mercado de trabalho|205
Políticas de combate ao preconceito étnico nas organizações|208
Considerações finais| 210

PARTE 7
O recorte das relações de comércio
Capítulo 12 Supermercados na reorientação de práticas de
produção, comércio e consumo de alimentos|212
Introdução|213
Indicadores para a Dimensão de Relações
Core Business do modelo MRMRSN: aplicação
aos supermercados|213
Escala de medida para avaliar o grau de receptividade
e efetividade|221
Tratamento das respostas aos indicadores de princípios de
responsabilidade social|222
Considerações finais|226

PARTE 8
O recorte da prestação de contas e democracia nos modelos de gestão da organização pública e privada

Capítulo 13 O Banco Central do Brasil|230
Introdução|231
Responsabilidade social e accountability no setor público|232
O papel dos bancos centrais|233
Elementos da responsabilidade social
de bancos centrais|234
O Banco Central do Brasil|237
Responsabilidade social do Bacen|238
Relacionamento com a sociedade e prestação de contas|240
Responsabilidade social da organização|242
Conclusão|246
Capítulo 14 Ética, política e administração: entre a democracia e a eficiência|248
Política, administração, democracia e autoridade|249
Estado, ética e política|252
Atributos gerenciais, ética das convicções e ética
das responsabilidades|254
Infraestrutura moral e capitalismo diante das
especificidades culturais no espaço urbano|256
A interação argumentativa no exercício da autoridade: a
política e a administração reconciliadas|261
Referências|265

Cultura brasileira e responsabilidade social corporativa:

exemplos e direções |10

Capítulo 2 Racionalidades para a ética empresarial e a gestão

da empresa cidadã|14

Racionalidade empresarial em um contexto

de desigualdades 115

Complexidade de interesses e difusão de valores |17

Decodificando racionalidades subjacentes em modelos de

gestão da empresa cidadã: o caso dos Indicadores Ethos

de Responsabilidade Social |20

PARA OS ALUNOS/LEITORES CADASTRADOS
Suplementos
A responsabilidade Social nos negócios: um conceito em construção
Sistemas de gestão ambiental: desafios de sua difusão no cenário brasileiro
Cooperativas agropecuárias: uma análise sociopolítica
A reinclusão da terceira idade: uma abordagem para a responsabilidade social
Açougue cultural - t-bone
Brazoo
Carrefour - garantia de origem
CDL - Recife - Reviver - Recife
DPaschoal
Emporio
Farmais (unidade_osorio)
Fiori - veicolo
Fundação Abras
PARA OS PROFESSORES CADASTRADOS
Transparências
Material utilizado em uma Palestra no Instituto Metodista Granbery
Casos
McDonald´s
Caso Rede Celpa
Slides
De organizações responsáveis para mercados responsáveis
Projetos em Grupo
Cotas Raciais - Roteiro de Atividade - Dinâmica
Pesquisa história social e ambiental de produtos
Análise de Códigos de Conduta
Legislação
Tabela de Natureza Jurídica - revisão 2003
Legislação sobre OSCIP
Documentos de apoio a gestao de OSCIPs 1
Documentos de apoio a gestao de OSCIPs 2
Documentos de apoio a gestao de OSCIPs 3
Documentos de apoio a gestao de OSCIPs 4
Programa do Curso
Plano de Ensino
Cronograma de aulas
Modelo de prova

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