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LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO

Autor
PAULO ROBERTO BERTAGLIA

3ª Edição (2016)

Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
528 páginas
ISBN: 9788547208271 R$ 115,00 Comprar

Todos sabem que melhorias na qualidade e no tempo de entrega de qualquer produto ou componente, além de reduções nos custos, na carga tributária ou no giro de uma determinada mercadoria, têm por objetivo a competitividade, visando sempre a satisfação do cliente. 

Foi pensando nisso que o autor Paulo Bertaglia trouxe exemplos de diversas empresas nacionais e internacionais - Volkswagen, Dell, Fedex, Nivea, Amazon, Harley Davidson, Alibaba e outras – que utilizam com sucesso a logística para superar seus objetivos.

Esta edição foi revista e atualizada, trazendo novos casos de negócios, além das inovações na área de logística, tanto em termos de processos de negócios como tecnológicos, permitindo que profissionais e acadêmicos tenham acesso a uma literatura atual, detalhada, didática e aplicável aos vários modelos de organização.

PAULO ROBERTO BERTAGLIA

Engenheiro Civil, com ênfase em Análise de Sistemas e Administração de Produção, Paulo Roberto Bertaglia iniciou sua carreira profissional na IBM. Posteriormente, foi para a Unilever, onde permaneceu por mais de 20 anos atuando em diferentes áreas de negócio, como distribuição, compras, planejamento, manufatura, tecnologia da informação e engenharia nos segmentos de higiene, limpeza, alimentos e sorvetes. Nos últimos 10 anos dedicados a esta empresa, assumiu funções relacionadas aos países da América Latina, com responsabilidade de alinhar as estratégias de Tecnologia da Informação com as necessidades de negócios específicas de cada país. De 1997 a 1998, viveu nos EUA a fim de compartilhar a sua experiência da Cadeia de Abastecimento e Demanda. Atualmente está na Hewlett-Packard, atuando na área de consultoria de processos com foco na indústria de manufatura, especialmente nos segmentos de bens de consumo, automotivo, siderurgia entre outros. Adicionalmente dedica-se com interesse a transmitir os conhecimentos práticos obtidos através de artigos e palestras.

Capítulo 1 Entendendo a cadeia de abastecimento integrada ...............1
1.1 Visão geral ................................................................................... 2
1.2 Cadeia de abastecimento: conceitos e impactos nas
organizações e na sociedade ......................................................... 3
1.3 Conceitos .................................................................................... 3
1.4 Características da cadeia de abastecimento integrada ................... 6
1.5 Importância da cadeia de abastecimento ...................................... 8
1.6 Alinhamento estratégico da cadeia de abastecimento ................... 10
1.7 Elementos da cadeia de abastecimento integrada .......................... 25
Considerações finais ............................................................................. 30
Caso: Consórcio modular Volkswagen ................................................. 31
Questões para revisão ........................................................................... 35
Capítulo 2 Alinhando a cadeia de abastecimento às
estratégias de negócio .......................................................................... 37
2.1 Visão geral ................................................................................... 38
2.2 Entendendo estratégias e planos ................................................... 39
2.3 Planejamento estratégico ............................................................. 40
2.4 Processo: estratégias empresariais ................................................. 55
2.5 Formulação da estratégia ............................................................. 65
2.6 Planejamento e implementação da estratégia ................................ 66
2.7 Acompanhamento e controle da estratégia ............................................ 67
2.8 Desenvolvendo estratégias para a cadeia de abastecimento .................... 70
2.9 Formato da cadeia de abastecimento ..................................................... 76
2.10 Otimização da cadeia de abastecimento ................................................ 79
2.11 Alinhando fornecimento com as estratégias de negócio ........................ 84
2.12 Cadeia de abastecimento global ............................................................ 87
2.13 Administração das operações ................................................................ 90
2.14 Implementando estratégias de negócio .................................................. 96
Considerações finais ...................................................................................... 100
Caso: Visteon – Panorama da indústria automotiva e colaboração ................. 101
Questões para revisão .................................................................................... 103
Capítulo 3 Organizações que compõem o processo
da cadeia de abastecimento ........................................................................... 105
3.1 Visão geral ............................................................................................ 106
3.2 Organizações de fornecimento .............................................................. 107
3.3 Organizações de produção .................................................................... 112
3.4 Organizações de distribuição ................................................................ 127
Considerações finais ...................................................................................... 138
Caso: Como a empresa Dell oferece um excelente serviço ao cliente .............. 138
Questões para revisão .................................................................................... 140
Capítulo 4 Processos da cadeia de abastecimento ..................................................... 141
4.1 Visão geral ............................................................................................ 142
4.2 Processo de planejamento ..................................................................... 143
4.3 Planejamento da cadeia de abastecimento ............................................. 145
4.4 Planejamento de suprimentos ............................................................... 148
4.5 Planejamento de produção .................................................................... 150
4.6 Planejamento da distribuição ................................................................ 152
4.7 Reflexões estratégicas............................................................................ 154
4.8 Processo de suprimentos ....................................................................... 155
4.9 Reflexões estratégicas............................................................................ 162
4.10 Processo de produção ........................................................................... 163
4.11 Processo de distribuição ........................................................................ 166
4.12 Processo distribuição-recebimento ........................................................ 168
4.13 Processo distribuição-armazenagem ..................................................... 171
4.14 Processo distribuição-expedição ........................................................... 173
4.15 Processo de administração de pedidos .................................................. 183
4.16 Gestão de pedidos e de clientes ............................................................. 187
4.17 O processo de administração de pedidos .............................................. 188
4.18 Fluxo simples de um recebimento de pedido ......................................... 197
Considerações finais ...................................................................................... 200
Caso: FedEx – Uma impressionante máquina logística .................................. 201
Questões para revisão .................................................................................... 203
Capítulo 5 Avaliação do comportamento do mercado ........................................... 205
5.1 Visão geral ............................................................................................ 206
5.2 Avaliação do comportamento do mercado ............................................ 207
5.3 Impactos da demanda na cadeia de abastecimento ................................ 216
5.4 Gestão da demanda .............................................................................. 223
5.5 Administração da demanda .................................................................. 227
Considerações finais ...................................................................................... 229
Caso: Nivea – Estratégia para implantação de unidade produtiva
para bens de consumo ......................................................................... 230
Questões para revisão .................................................................................... 232
Capítulo 6 Os pilares da resposta eficiente ao consumidor ................................... 233
6.1 Visão geral ............................................................................................ 234
6.2 Estratégias básicas do ECR ................................................................... 234
6.3 Áreas de foco do ECR .......................................................................... 236
6.4 Tecnologia ............................................................................................ 238
6.5 O consumidor ...................................................................................... 239
6.6 Administração do portfólio de produtos – gestão por categorias ........... 240
6.7 Inovando em produtos .......................................................................... 252
6.8 Como administrar as promoções e os descontos ................................... 254
6.9 O abastecimento contínuo eficiente ...................................................... 257
6.10 Como administrar o sortimento de produtos e serviços ........................ 267
Considerações finais ...................................................................................... 269
Caso: Harley-Davidson, um modo de vida .................................................... 270
Questões para revisão .................................................................................... 272
Capítulo 7 Como a infraestrutura de transporte e movimentação
afeta a cadeia de abastecimento .................................................................. 273
7.1 Visão geral ............................................................................................ 274
7.2 Análise dos fatores que afetam os meios de transporte .......................... 275
7.3 Administração da frota ......................................................................... 286
7.4 Preparando o futuro ............................................................................. 295
Considerações finais ...................................................................................... 301
Caso: A logística de exportação do suco de laranja na Cargill ........................ 302
Questões para revisão .................................................................................... 306
Capítulo 8 Administrando os estoques na cadeia de abastecimento .............. 307
8.1 Visão geral ............................................................................................ 308
8.2 Estratégias para administrar estoques ................................................... 308
8.3 Os sistemas de estoques ........................................................................ 320
8.4 Técnicas de administração de estoques ................................................. 329
8.5 Macroentendimento do gerenciamento de estoques .............................. 341
Considerações finais ...................................................................................... 341
Caso: Alibaba – Um comércio eletrônico do tamanho da China ................... 342
Questões para revisão .................................................................................... 345
Capítulo 9 Técnicas e filosofias para a vantagem competitiva ............................. 347
9.1 Visão geral ............................................................................................ 348
9.2 Planejamento integrado de vendas e de operações (S&OP) ................... 348
9.3 Entendendo o just in time ..................................................................... 358
9.4 Teoria das restrições (TOC) ................................................................. 371
9.5 Total Productive Maintenance (TPM) .................................................... 376
9.6 Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) ......................................... 383
9.7 A técnica dos 5S ................................................................................... 392
Considerações finais ...................................................................................... 398
Caso: Um problema do tamanho do Mac ...................................................... 399
Questões para revisão .................................................................................... 401
Capítulo 10 Habilidades para administrar a cadeia de abastecimento ............ 403
10.1 Visão geral ............................................................................................ 404
10.2 Preparando-se para conviver com as mudanças ..................................... 405
10.3 Conectando-se à nova era ..................................................................... 408
10.4 Em busca do conhecimento e das competências ................................... 412
10.5 Como administrar o conhecimento ...................................................... 416
Considerações finais ...................................................................................... 421
Caso: Vendendo vinhos pela internet ............................................................. 422
Questões para revisão .................................................................................... 424
Capítulo 11 Aplicando tecnologia da informação para alcançar
vantagem competitiva .................................................................................... 425
11.1 Visão geral ............................................................................................ 426
11.2 Alinhando a tecnologia da informação com as necessidades
do negócio ............................................................................................ 427
11.3 Integrando a empresa com tecnologia da informação ............................ 432
11.4 Buscando vantagens com a utilização das novas tecnologias ................. 439
Considerações finais ...................................................................................... 450
Caso: Magazine Luiza – As vantagens do processo colaborativo .................... 450
Questões para revisão .................................................................................... 452
Capítulo 12 Navegando no comércio eletrônico ......................................................... 453
12.1 Visão geral ............................................................................................ 454
12.2 Entendendo o comércio eletrônico ........................................................ 455
12.3 Entendendo Business-to-Business (B2B) ................................................. 463
12.4 Entendendo Business-to-Consumer (B2C) .............................................. 466
12.5 Como a internet afeta a cadeia de abastecimento .................................. 467
Considerações finais ...................................................................................... 471
Caso: Amazon – A tecnologia que formou um gigante .................................. 472
Questões para revisão .................................................................................... 474
Referências ...................................................................................................................................... 475
Índice de empresas ...................................................................................................................... 481
Índice remissivo .............................................................................................................................. 483>

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