Visite também

Busca Avançada

Didáticos

Ensino Fundamental II

GRAMATICA - TEXTO, REFLEXÃO E USO

Autores
WILLIAM ROBERTO CEREJA
THEREZA COCHAR MAGALHÃES

4ª Edição (2012)

  • Livro recomendado para Ensino Fundamental / 6º - 9º Ano
Formatos Disponíveis Código do Produto Preço sugerido  
LIVRO IMPRESSO
528 páginas
ISBN: 9788535715286 R$ 140,00 Comprar

REFORMULADO!
       Gramática – Texto, reflexão e uso chega à quarta edição completamente atualizada e enriquecida com um projeto gráfico jovem, moderno e colorido.
       Rompendo com a tradicional abordagem gramatical, que se limitava ao horizonte da frase, o estudo volta-se essencialmente para o texto e o discurso. Não o texto como pretexto para a mera classificação gramatical, mas como objeto e objetivo maior dos estudos linguísticos; o texto em sua dimensão discursiva, isto é, inserido numa situação concreta de enunciação, servindo a determinado fim,mediando as interações entre os interlocutores.
       Interessados no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos, os autores adotam uma abordagem inovadora, unindo a morfossintaxe a algumas das contribuições recentes da Linguística, quer no domínio da pragmática, da lingüística textual e da análise do discurso, quer no domínio da semântica. Dessa forma, além de trabalharem com a gramática descritiva, também abrem espaços para a gramática de uso e para a gramática reflexiva, aproximando o aluno da realidade social e linguística na qual está inserido.
       Assim, a Gramática – Texto, reflexão e uso não se limita às prescrições da norma-padrão da língua; também promove a reflexão sobre variedades linguísticas, graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem as interações verbais, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidade discursiva.
        Ao conceber a língua como interação social, os autores propõem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno a analise em uso e estabelecem relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação – como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. -, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.


Destaques desta edição:
- Projeto gráfico moderno e atraente.
-Textos atuais e exercícios novos.
- Abordagem contextualizada e moderna, com uma perspectiva enunciativa da linguagem.
-Os fatos lingüísticos são examinados pela ótica da adequação, da lingüística e dos gêneros do discurso.
-Os exercícios são organizados passo a passo, nos níveis textual, semântico e discursivo.
-Propõe uma reflexão crítica sobre a rigidez da norma-padrão em algumas situações.


Pontos fortes da obra:
- Trabalho com gramática descritiva, de uso e reflexiva.
- Leitura e reflexão gramatical integradas para facilitar o aprendizado.
- Trabalho com grande diversidade de textos: poemas, letras de música, quadrinhos, cartuns e anúncios publicitários.
-Exercícios dinâmicos e diversificados, que estimulam o domínio do texto, da semântica e do discurso.
-O estudo da gramática é inovador: toma o texto como objeto de ensino, abordando-o a partir da Linguística e da Teoria do discurso.
- Estabelece relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação, aproximando o estudo da realidade do estudante.
- O aprendizado da gramática proporciona ao aluno construir conceitos e refletir sobre a língua.
- O estudo da gramática contribui para que o aluno compreenda e produza textos orais e escritos.
-Na seção Contraponto, a obra abre espaço para pontos de vista diferentes de renomados estudiosos da língua, permitindo ao aluno que reflita criticamente sobre a norma prescrita pela gramática.
- Apresenta grande número de exercícios contextualizados e desafiadores que estimulam o uso das habilidades adquiridas.


 

WILLIAM ROBERTO CEREJA

Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo. Doutor em Linguística Aplicada e Análise do Discurso na PUC-SP. Professor da rede particular de ensino em São Paulo, capital.

THEREZA COCHAR MAGALHÃES

Professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL de Araraquara, SP. Mestra em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara, SP. Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.

Obras relacionadas

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados