Outros Negócios

Visite também

Busca Avançada

O Grupo Saraiva

SOMOS EDUCAÇÃO

A SOMOS acredita que a educação tem como principal objetivo a formação de cidadãos dispostos a mudar o mundo para melhor. Por isso, o nosso papel vai além do preparo de alunos para a vida. Nós ajudamos a construir um futuro que sequer conseguimos prever.
Somos um time de profissionais inquietos, corajosos e inovadores, que não poupam esforços para formar as próximas gerações de brasileiros que escreverão suas próprias histórias. Somos o maior grupo de educação básica do Brasil e impactamos mais de 27 milhões de alunos em todo o país. Somos a tecnologia a serviço da educação. Somos a educação de hoje, de amanhã e dos próximos 100 anos.
Somos as Editoras Ática, Saraiva e Scipione. Somos os Sistemas de Ensino Anglo, Ético, GEO, Maxi, pH e Ser. Somos os Colégios e Cursos Anglo, Maxi, Motivo, pH e Sigma. Somos o Curso de Inglês Red Balloon. Somos os Cursos Técnicos ETB e Érica. Somos o que criamos ao nosso redor. SOMOS Educação.



A Saraiva é a maior editora brasileira no segmento de publicações Jurídicas e uma das primeiras no ranking de Livros Didáticos e Paradidáticos para Ensinos Fundamental e Médio.

Destaca-se entre as empresas mais importantes na publicação de livros Universitários nas áreas de Administração, Economia, Contabilidade, Marketing e Negócios, além de editar Obras de Referência, de Interesse Geral, de Ficção e Não Ficção.

Durante sua trajetória, a Editora deu um grande salto em sua participação no mercado de Livros Didáticos e Paradidáticos com a aquisição das Editoras Atual, em 1998, e Formato, em 2003.

Em 2007 dando um passo a mais rumo ao futuro, iniciou o desenvolvimento de conteúdo digital em formato multimídia, com a criação da Editora Saraiva Educação Multimídia. No mesmo ano, ingressou no segmento de Sistemas de Ensino após a aquisição da Pigmento Editorial e passou a comercializar materiais didáticos com a marca Ético. Em 2010, a Editora Saraiva lança o Agora, sistema de ensino para a educação pública.

No início de 2008, com a aquisição do Grupo Siciliano, os selos Arx e Caramelo foram incorporados ao catálogo da Editora. Em 2010 foi criado o selo Benvirá para publicação de obras de Ficção e Não Ficção.

O ano de 2012 foi marcado pelo nascimento de um novo selo: o SaraivaTec, que surge para atender à crescente demanda do segmento de cursos técnicos e de graduação tecnológica.

A Editora também possui 14 filiais com equipes de divulgação e vendas e 15 revendedores exclusivos, em todo o Brasil, encarregados de distribuir no atacado todo o seu catálogo.

Reconhecida como uma das maiores empresas no segmento editorial, a Saraiva vem conquistando ao longo dos anos importantes premiações e destaques que refletem o compromisso com a qualidade de seus produtos e serviços. Os cuidados na seleção dos autores e textos, na produção editorial e gráfica e na implantação de novas tecnologias permeiam a filosofia de trabalho da Editora. Graças a esse empenho, a marca Saraiva é amplamente reconhecida pelo público leitor e está sempre entre as preferidas dos estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas.

Atual Editora

Atual Editora

Em 1998, a Editora Saraiva adquiriu o controle acionário da prestigiosa Editora Atual, fundada no início da década de 1970 pelos professores Gelson Iezzi e Osvaldo Dolce, autores de consagradas obras didáticas.

Assim como a Saraiva, a Atual possui uma linha editorial de livros escolares – didáticos e de apoio – reconhecidamente de alta qualidade, refletida na alta aprovação das obras submetidas à avaliação junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Formato

Formato

Em 2003, a Editora Saraiva adquiriu o controle acionário da Formato Editorial, a qual já era reconhecida no mercado nacional por sua linha editorial de livros escolares de alta qualidade.

O selo Formato, hoje focado em literatura infantil e juvenil, recebeu inúmeros prêmios, teve vários títulos escolhidos em programas governamentais e fez história com obras e coleções que marcaram época.

Benvirá

Benvirá

Com o selo Benvirá, a editora Saraiva publica Ficção e Não Ficção: obras de qualidade, voltadas para jovens e adultos, de importantes autores nacionais e estrangeiros. Romance, teatro, poesia, ensaios, reportagens, biografias e temas como psicanálise e comportamento contribuem para a informação, a formação e o entretenimento, essenciais para a educação, a cultura e o lazer.

Em 2010, foi criado o Prêmio Benvirá de Literatura, que seleciona autor e texto inéditos em todo o país, com dotação em dinheiro, divulgação e publicação da obra. Com isso, a Editora Saraiva estimula o surgimento de novos escritores e colabora para fortalecer e valorizar a literatura e a cultura nacional.

Ao mesmo tempo em que atua no livro impresso, o selo Benvirá avança na produção do livro digital, um mercado que se torna cada vez mais importante.

Acesse: www.benvira.com.br.

Caramelo

Caramelo

Caramelo é um selo de livros infantis da Editora Saraiva. Destaca-se pela inovação e qualidade de suas publicações, adequadas para entreter e educar a criança desde a primeira infância. Com grande diversidade de títulos, coleções conceituais e multidisciplinares e recursos para estimular os pequenos leitores, sua proposta é fazer com que o livro seja sempre um companheiro da criança, desde os primeiros anos de vida.

O selo Caramelo tem presença notável há mais de uma década na categoria de publicações infantis voltadas para a diversão e a educação. Foi incorporado ao Grupo Saraiva em 2008, com a aquisição do Grupo Siciliano. Seus títulos apresentam conteúdos de alta qualidade, com excelente acabamento e forte apelo visual, além de formatos diferenciados.

Acesse: www.carameloed.com.br.

Ético Sistema de Ensino

Ético Sistema de Ensino

No final de 2007, reforçando seu objetivo de oferecer aos clientes amplo leque de produtos e serviços no segmento educacional, a Editora Saraiva ingressa no mercado de Sistemas de Ensino com a marca Ético.

A marca Ético é conhecida por sua linha de materiais didáticos com absoluto rigor conceitual, destinada à Educação Infantil, assim como aos ensinos Fundamental e Médio e aos cursos pré-vestibulares.

Além do material impresso, o Ético Sistema de Ensino oferece às escolas parceiras um conjunto de soluções completas e integradas composto de serviços de apoio pedagógico, assessoria educacional e suporte comercial e administrativo.

Acesse: www.sejaetico.com.br.

Agora Sistema de Ensino

Agora Sistema de Ensino

A Editora Saraiva apresenta o Agora, o sistema de ensino que vai qualificar o ensino público nos municípios. Sintonizado com a identidade da escola pública no que ser refere à gestão escolar, à relação família e escola e à orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Agora inova na arte de ensinar e atende às exigências do tempo presente. Tudo para a efetiva construção e aquisição do conhecimento nas etapas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas públicas.

Além de uma linha completa de materiais didáticos, o Agora oferece um pacote de soluções educacionais que inclui: portal na internet para alunos e educadores, cursos de formação continuada para professores e gestores dos municípios parceiros, sistema de avaliação de desempenho escolar e completa assessoria pedagógica. A escola do futuro se faz com a escola do presente e a hora de educar é Agora.

Acesse: www.souagora.com.br.

Nossa História

Caricatura do livreiro no periódico ''Luzitânia''
O início de tudo

O português Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva emigrou para o Brasil por volta de 1900. Na cidade de São Paulo, inaugurou em 1914, aquela que logo seria a mais conceituada livraria jurídica de São Paulo: a Livraria Acadêmica, localizada no Largo do Ouvidor, ao lado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Caricatura do livreiro
no periódico “Luzitânia”

Conselheiro Saraiva
Conselheiro Saraiva

Na Livraria Acadêmica, tornou-se muito comum o livreiro Joaquim oferecer crédito sem juros, além de prazo de pagamento indeterminado para os estudantes de Direito. Além disso, o livreiro também dava conselhos e ensinamentos. Amigo para todas as horas, os estudantes nomearam-no “Conselheiro” Saraiva, título que o livreiro recebeu com muito orgulho e gratidão.

O Primeiro Livro
O Primeiro Livro

Em 1917, Joaquim editou o primeiro livro, Casamento Civil, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da Saraiva.

Devoção e homenagem ao conselheiro Saraiva
Devoção e homenagem ao conselheiro Saraiva

Sempre prestativo e providencial, Joaquim Saraiva conquistou a confiança, o respeito e o apreço dos estudantes. Tal carisma lhe rendeu várias homenagens.

Expansão dos Negócios Sede da Rua Fortaleza, em São Paulo
Expansão dos Negócios

Na década de 1930, a Editora estendeu suas atividades comerciais e passou a publicar também livros didáticos, literatura geral e ciências, ao mesmo tempo que ampliou as atividades no campo jurídico e se tornou a mais conceituada editora do Brasil nesse segmento.

Sede da Rua Fortaleza,
em São Paulo

Sucessão dos Negócios
Sucessão dos Negócios

Com a morte de Joaquim Saraiva, em 1944, seus três filhos assumiram os negócios, diversificando e ampliando as atividades da empresa. Joaquim encarregou-se da livraria; Jorge, da gráfica e Paulino, das finanças.

Rede de livrarias

A histórica livraria da Saraiva, localizada no largo do Ouvidor, foi desapropriada pelo Poder Público, que visava à ampliação do largo. O episódio acabou dando início ao processo de desenvolvimento de uma rede de livrarias no início da década de 1970.

Linhas editoriais

No início da década de 1970, a Saraiva tornou-se uma empresa de capital aberto e, com a injeção de novos recursos, passou a dedicar-se ao desenvolvimento e fortalecimento de suas duas principais linhas de produtos: livros Didáticos e Jurídicos.

Coleções
Coleções

Duas coleções marcaram a história das publicações da Saraiva: a Coleção Saraiva, que revolucionou o mercado editorial na década de 1940, reunindo autores como Machado de Assis e José de Alencar, e que contava com o trabalho de famosos artistas plásticos, como Tarsila do Amaral, para ilustrações; e a Enciclopédia Saraiva do Direito, lançada em 1977, composta de 78 volumes, abrangendo praticamente todo o conhecimento do Direito.

Sede na Barra Funda
Sede na Barra Funda

Em 1976, a Editora Saraiva instalou-se na Avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo.

Filiais da Editora

Com o crescimento do número de títulos publicados, viabilizou-se a partir de 1980 um serviço próprio de distribuição de livros da Editora Saraiva. Atualmente são 14 filiais, além de revendedores exclusivos por todo o Brasil.

Um novo conceito de livraria
Um novo conceito de livraria

Em 1996, a Livraria Saraiva inaugurou a sua primeira Mega Store, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O novo conceito de livraria oferece, em lojas totalmente informatizadas, entretenimento, lazer e cultura aos clientes. Atualmente, a rede de Livrarias Saraiva conta com diversas lojas nesse formato espalhadas pelo país, além de lojas tradicionais.

Loja virtual

Em 1998, a Livraria Saraiva iniciou a operação de varejo online, com a criação do site www.saraiva.com.br. Com serviços diferenciados, variado mix de produtos e constante inovação de facilidades aos clientes, a Saraiva.com.br tem alcançado significativo crescimento de vendas e sucesso no segmento.

Aquisições

A partir de 1998, com a aquisição do controle acionário da Atual Editora, a Saraiva dá um salto em sua participação no mercado de livros didáticos. Em 2000, reforçou o mesmo segmento com a aquisição do acervo da paranaense Renascer e, em 2001, com a aquisição das respeitadas obras de Matemática da paulistana Solução. Em 2003, dando sequência ao plano de expansão de suas atividades editoriais no segmento de Livros Didáticos e Paradidáticos, adquiriu o controle acionário da mineira Formato Editorial.

Era da internet

Em 2001, a Editora Saraiva lançou o portal jurídico www.saraivajur.com.br e passou a comercializar produtos e serviços em mídia eletrônica. Nessa mesma fase, desenvolveu o portal www.saraivauni.com.br, voltado para professores e alunos universitários, e também o portal www.saraivaeduca.com.br, especialmente criado para professores dos Ensinos Fundamental e Médio.

Educação Multimídia Educação Multimídia
Educação Multimídia

Em 2007, a Editora Saraiva expandiu sua atuação na área de materiais didáticos dando início ao desenvolvimento de soluções digitais multimídia para a Educação Básica.

Sistema de Ensino
Sistema de Ensino

No final de 2007, após a aquisição da Pigmento Editorial, a Editora Saraiva ingressou no mercado de Sistemas de Ensino com a marca ÉTICO www.sejaetico.com.br, destinado à Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e aos cursos pré-vestibulares. Em 2010 apresenta o AGORA www.souagora.com.br, o sistema de ensino que visa contribuir para a educação pública no Brasil, por meio de uma ação educativa eficaz.

Ampliando atuação no mercado

No início de 2008, o Grupo Saraiva ampliou significativamente o seu potencial de atuação no mercado editorial e livreiro com a aquisição do controle acionário do Grupo Siciliano e passou a operar todas as lojas físicas e site desta rede, além de incorporar ao catálogo da Editora Saraiva os selos Arx e Caramelo.

Nova Sede
Nova Sede

Em 2009, o Grupo Saraiva instalou-se em sua nova sede, localizada na Rua Henrique Schaumann, em São Paulo. Essa mudança promoveu a unificação de todas as operações da Editora e da Livraria, proporcionando sinergia ainda maior das ações e iniciativas do grupo com o mercado.

Selo Benvirá
Selo Benvirá

A Editora Saraiva passa a atuar de forma expressiva em 2010, no segmento de Ficção e Não Ficção, inaugurando o selo Benvirá www.benvira.com.br que tem o objetivo de contribuir para a difusão da educação, da cultura e do entretenimento no Brasil por meio de conteúdo de alta qualidade. O novo selo é voltado para publicação de obras de autores nacionais e clássicos de escritores internacionais renomados.

Nova linha editorial

O ano de 2012 foi marcado pelo nascimento de uma nova linha editorial: o SaraivaTec, que surge para atender à crescente demanda do segmento de cursos técnicos e de graduação tecnológica.



Concursos

 


Livraria Saraiva

Saraiva

Fundada em 1914, a Saraiva é maior livraria do Brasil em faturamento e atua no varejo de livros, filmes, música, artigos de papelaria, informática, produtos eletrônicos, telefonia, brinquedos, games, conteúdo digital e viagens. A Saraiva.com.br foi uma das pioneiras no comércio eletrônico brasileiro e está entre as maiores empresas varejistas online do país.

Acesse: www.livrariasaraiva.com.br

Relações com Investidores

Informações financeiras, indicadores de desempenho, performance das ações, informações societárias e comunicados aos investidores do Grupo Saraiva.

Acesse: www.saraivari.com.br

Premiações

Reconhecida como uma das maiores empresas no segmento editorial, a Saraiva vem conquistando ao longo dos anos importantes premiações e destaques que refletem o compromisso com a qualidade de seus produtos e serviços.

Top Educação
Top Educação

O Top Educação é um prêmio institucional que visa divulgar as marcas mais lembradas entre empresas que prestam serviços e/ou vendem produtos para os profissionais que atuam na área de educação.

Editora de Livros Didáticos – 2011
Editora de Livros Paradidáticos e Infantojuvenis – 2011

Prêmio Açorianos de Literatura
Prêmio Açorianos de Literatura

O Prêmio Açorianos é o mais importante prêmio artístico da cidade de Porto Alegre. Foi instituído pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1977, inicialmente apenas para os melhores de cada ano em teatro e dança. A partir de 1990, começaram a ser premiados os melhores do ano em música e, a partir de 1994, os melhores do ano em literatura. A partir de 2006, começou a ser entregue também o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. O nome escolhido para o prêmio é uma homenagem aos açorianos, os fundadores e primeiros habitantes da cidade de Porto Alegre.

Categoria Infantojuvenil – 2010
Três Pais – Paulo Bentancur – Atual

Prêmio ANEFAC
Prêmio ANEFAC

Troféu Transparência (2009)

As 1000 Melhores e Maiores
As 1000 Melhores e Maiores

Classificação da revista Exame (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013)

Valor 1000 – Maiores Empresas
Valor 1000 – Maiores Empresas

Classificação do jornal Valor Econômico (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013)

As Melhores da Dinheiro - As 500 Maiores
As Melhores da Dinheiro – As 500 Maiores

Classificação da revista IstoÉ Dinheiro (2005, 2010)

Troféu Cultura Econômica Jornal do Comércio e Caixa RS
Troféu Cultura Econômica Jornal do Comércio e Caixa RS

Desde 2004, o Jornal do Comércio, em parceria com a CaixaRS e Câmara Rio-Grandense do Livro, destaca o trabalho de autores, editoras e livrarias ligados a área de negócios na Feira do Livro de Porto Alegre, assim como personalidades que participam e contribuem para essa importante feira literária. A comissão julgadora é composta por professores e intelectuais de diferentes entidades do Estado.

Obra Premiada Categoria Publicidade e Propaganda (2011) O que a vida me ensinou – Washington Olivetto

Obra Premiada Categoria Contabilidade (2011) Contabilidade Geral Esquematizado – Eugenio Montoto

Obra Premiada Categoria Direito (2010) Tratado de Responsabilidade Pública – Sérgio Severo

Obra Premiada Categoria Marketing (2010) HPM- História do Pensamento em Marketing – Alberto Ajzental

Categoria Editora de Economia e Negócios (2005)

Prêmio Aliomar Baleeiro
Prêmio Aliomar Baleeiro

Promovido pela Academia Brasileira de Direito Tributário – Categoria Editora do Ano (2004)

Prêmio Automação EAN Brasil
Prêmio Automação EAN Brasil

Categoria Editora (2002)

Prêmio da Academia Brasileira de Direito Criminal – ABDCRIM

(1996)

Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano
Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano

Revista Crescer – 2010
O Conto de Fadas de Lili – Emma Thomson – Caramelo

Prêmio Jabuti
Prêmio Jabuti

Concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e importante prêmio literário do país. No folclore brasileiro, o jabuti é um animal que se distingue pela paciência e tenacidade com que vence os desafios. Por isso foi escolhido para simbolizar a atividade de escritores, editores, livreiros e gráficos. Em 1958, quando o prêmio foi criado, a Saraiva foi contemplada com o Jabuti na categoria Editora do Ano.

EDITORA SARAIVA

 

Dias de inferno na Síria
Klester Cavalcanti
Reportagem – 2013

Educação Jurídica
Organizadores: Vladmir Oliveira da Silveira, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches e Mônica Bonetti Couto
Direito – 2013

Nihonjin
Oscar Nakasato
Romance – 2012

Direitos da criança e do adolescente em face da TV
Antonio Jorge Pereira Júnior
Direito– 2012

O Estado e o direito depois da crise – Série Direito em Debate – DDJ
José Eduardo Faria
Direito – 2012

Hospitalidade – a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços
Geraldo Castelli
Turismo e Hotelaria – 2011

A Constituição na vida dos povos – Da Idade Média ao Século XXI
Dalmo de Abreu Dallari
Direito – 2010

Curso de Direito Tributário – Constituição e Código Tributário Nacional
Regina Helena Costa
Direito – 2010

Sofia e outros contos
Luiz Vilela com ilustrações de Ricardo Dantas
Juvenil – 2010

Estratégia e Competitividade Empresarial – Inovação e Criação de Valor
Luiz Carlos Di Serio e Marcos Augusto de Vasconcellos
Economia, Administração e Negócios – 2009

Atual Panorama da Constituição Federal
Carlos Marcelo Gouveia e Luiz Augusto A. de Almeida Hoffmann
Direito – 2009

Curso de Direito Constitucional – Gilmar Ferreira Mendes, Inocêncio Mártires Coelho e Paulo Gustavo Gonet Branco
Direito Constitucional – 2008

Curso de Direito Tributário e Finanças Públicas: do fato à norma, da realidade ao conceito jurídico – Eurico Marcos Diniz de Santi
Direito Financeiro e Direito Tributário – 2008

Bem de família: voluntário e legal – Marcione Pereira dos Santos
Economia, Administração, Negócios e Direito – 2004

Histórias para pensar com a barriga – Marilia Pacheco Fiorillo
Autora revelação – 1999

Awankana: o segredo da múmia inca – Giselda Laporta Nicolelis e Ganymédes José
Literatura Juvenil – 1985

ATUAL EDITORA

Gramática: texto, reflexão e uso – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Melhor livro didático 1.º e 2.º grau – 1999

Difícil decisão – Juciara Rodrigues
Autora revelação – 1997

Esta força estranha: trajetória de uma autora – Ana Maria Machado
Melhor livro juvenil – 1997

Pela estrada afora – Leo Cunha
Autor revelação – 1994

Saguairu – Júlio Emilio Braz
Autor revelação – 1989

A cor do azul – Jane Tutikian
Literatura Juvenil – 1984

FORMATO

Festas: o folclore do Mestre André – Marcelo Xavier
Melhor ilustração – 2001

A arte da animação – Raquel Coelho
Melhor ilustração – 2001

Fiz voar o meu chapéu – Ana Maria Machado
Livro infantil ou juvenil – 2000

Teatro – Raquel Coelho
Melhor ilustração – 2000

Pindorama, terra das palmeiras – Marilda Castanha
Melhor ilustração – 2000

Chica e João – Nelson Cruz
Melhor ilustração – 2000

Nadando contra a morte – Lourenço Cazarré
Melhor livro infantil ou juvenil – 1998

Asa de papel– Marcelo Xavier
Melhor ilustração – 1994

Galo, galo, não me calo – Sylvia Orthof
Melhor ilustração – 1993

EmbaNews
EmbaNews 2013

Categoria Design e Produção de Embalagem Ecológica

www.editorasaraiva.com.br

© Saraiva S/A - Livreiros Editores

Voltar ao topo
Imprimir selecionados