Voltar

 

Vegetais todo dia

Comer vegetais frescos todo dia é uma das formas mais seguras de evitar o câncer. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de nutricionistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, após rever mais de 200 pesquisas populacionais, nas quais os participantes forneciam informações detalhadas sobre sua saúde e hábitos alimentares.

Segundo os cientistas, os indivíduos pesquisados que mais comiam verduras, legumes e frutas in natura apresentavam uma tendência 50% menor de desenvolver diferentes tipos de câncer, em comparação com os que consumiam menos esses itens alimentares. A explicação está nos chamados fitoquímicos, substâncias com reconhecido poder anticancerígeno. Cada variedade vegetal possui centenas de tipos de fitoquímicos. E os nutricionistas afirmam que se deve consumir de cinco a nove variedades diariamente...

Extraído pelos professores César, Sezar e Bedaque
da revista Globo Ciência, número 73,
agosto de 1977